Água do Mundo
Expedição Investigativa
Organizamos a expedição agendando a data e o local a ser visitado, no dia marcado em sala de aula solicitei para que os alunos, observassem o que seria essencial a vida no ambiente a ser visitado. Saímos da escola às 16 horas rumo ao Tubão, um rio, chegando próximo ao rio nas margens observaram pegadas no chão onde acharam que era de uma onça analisamos e era de uma paca, fiz novamente a pergunta o que era essencial a vida? Observaram o local a vegetação, a água, os animais.
Objetivos
Levar os alunos a perceber a importância da água, desenvolverem ações de conscientização, a preservação da água, principalmente dos rios que fazem parte de nossa cidade. Compreender que a água é condição essencial a vida de todo animal, vegetal e ser humano. Entender que são as atitudes de cidadania que garante o futuro do nosso planeta.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.
Aula de campo no reflorestamento da fazenda Ouro Branco com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.
Reflorestamento no rio Tubão com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.
Articulação com o currículo
Linguagem -Saber como ocorreu a origem da água.
-Desenvolver a criatividade.
-Conhecer o que eles sabem da água e o que querem saber.
-Desenvolver a escrita, a ortografia.
-Compreender o texto.
Ciências da natureza
-Distinguir os estados da água.
-Reconhecer a importância dos tipos de água.
-Entender o ciclo da água.
-Aprender sobre a água e as doenças.
-Compreender a importância do reflorestamento.
Matemática
-Aprender a capacidade de litro.
Ciências humanas
-Aprofundar o conhecimento sobre os oceanos.
-Aprender na prática como se refloresta.
-Executar o reflorestamento no rio Tubão.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Roda de conversa sobre o nome do projeto.
Observaram os tipos de maquetes sobre o ciclo da água, e citaram o lugar da expedição onde decidiram quais grupos iriam confeccionar a maquete a decisão foi a seguinte os meninos decidiram confeccionar a maquete da expedição e as meninas confeccionaram a maquete do ciclo da água. Este diálogo proporcionado por meio do Conselho de Grupo constroi valores como a escuta e respeito a opinião do outro.