Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água do Mundo
Expedição Investigativa

Organizamos a expedição agendando a data e o local a ser visitado, no dia marcado em sala de aula solicitei para que os alunos, observassem o que seria essencial a vida no ambiente a ser visitado. Saímos da escola às 16 horas rumo ao Tubão, um rio, chegando próximo ao rio nas margens observaram pegadas no chão onde acharam que era de uma onça analisamos e era de uma paca, fiz novamente a pergunta o que era essencial a vida? Observaram o local a vegetação, a água, os animais.

Objetivos

Levar os alunos a perceber a importância da água, desenvolverem ações de conscientização, a preservação da água, principalmente dos rios que fazem parte de nossa cidade. Compreender que a água é condição essencial a vida de todo animal, vegetal e ser humano. Entender que são as atitudes de cidadania que garante o futuro do nosso planeta.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.
Aula de campo no reflorestamento da fazenda Ouro Branco com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.
Reflorestamento no rio Tubão com o técnico agrícola Edivaldo Pinho.

Articulação com o currículo

Linguagem -Saber como ocorreu a origem da água.
-Desenvolver a criatividade.
-Conhecer o que eles sabem da água e o que querem saber.
-Desenvolver a escrita, a ortografia.
-Compreender o texto.
Ciências da natureza
-Distinguir os estados da água.
-Reconhecer a importância dos tipos de água.
-Entender o ciclo da água.
-Aprender sobre a água e as doenças.
-Compreender a importância do reflorestamento.
Matemática
-Aprender a capacidade de litro.
Ciências humanas
-Aprofundar o conhecimento sobre os oceanos.
-Aprender na prática como se refloresta.
-Executar o reflorestamento no rio Tubão.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Roda de conversa sobre o nome do projeto.
Observaram os tipos de maquetes sobre o ciclo da água, e citaram o lugar da expedição onde decidiram quais grupos iriam confeccionar a maquete a decisão foi a seguinte os meninos decidiram confeccionar a maquete da expedição e as meninas confeccionaram a maquete do ciclo da água. Este diálogo proporcionado por meio do Conselho de Grupo constroi valores como a escuta e respeito a opinião do outro.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Joaquim Barbosa dos Santos

Diretor
Sebastião Rodrigues Pereira

Turma
4º Ano

Número de alunos
11

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Silvana Maria Dalmolin Wöhl
O projeto despertou nos alunos valores como cidadania, cooperação levando a perceber que a água é um recurso esgotável, que devemos procurar preservar, economizar, que precisamos ter atitudes que impactam na preservação e conservação de nossos rios e matas.
Gilmara Pereira Santos de Souza | Professor(a)