A produção do húmus
“ A minhoca é muito importante para o solo, ela faz o húmus que ajuda as plantas produzirem melhor o alimento, e é melhor ainda porque é orgânico e o alimento é mais saudável. É muito fácil, se não tiver caixas específicas é só fazer uma caixa de madeira e fazer alguns furos para sair o excesso de água, se faltar umidade coloque um pouquinho de água, junte folhas de alface e outros vegetais que não seja ácido e não coloque carne e comidas cozidas, e é só colocar na caixa.
ANGÉLICA DE ANDRADE LOPES | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi organizada com o intuito de contemplar a área de conhecimento Ciências, em específico meio ambiente, cuja necessidade foi diagnosticada em sala de aula pelos alunos e professores. Além disso, também foi decidido que o território a ser investigado deveria ser o pátio da escola, como também o espaço destinado à horta na escola. Para tal, foi utilizada a seguinte Pergunta Exploratória: como podemos melhorar a produtividade da nossa horta?
Objetivos
Organizar um minhocário na escola incentivando os alunos a produzir um adubo orgânico a partir da utilização de restos de verduras, legumes e hortaliças que são descartados diariamente na cozinha da escola, tendo conhecimento de seus benefícios para a melhoria do solo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Ciências, estudo do Reino Animal: Construção de um minhocário, pesquisa sobre como fazer, manter e a importância para o meio ambiente;
• Educação Artística: Filme: Minhocas, sessão de cinema, desenhos criativos de minhocas e designer. Criar histórias em quadrinhos. Construir minhocas com diversos materiais com criatividade;
• Língua Portuguesa: Leitura, interpretação, produção de textos e relatório do projeto;
• Matemática: Medida de superfície. Medida de volume;
• Geografia: Tipos de solo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos conversaram com a professora que relatou sua experiência na escola anterior que trabalhava, sobre o projeto de EA e a organização de um minhocário com os alunos da pré-escola. Os alunos também foram até a cozinha da escola e conversaram com as merendeiras e constataram que muitos resíduos de vegetais são descartados. Após as observações e discussão em grupo sugeriram o nome do projeto “A produção do húmus”.