Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A produção do húmus A minhoca é muito importante para o solo, ela faz o húmus que ajuda as plantas produzirem melhor o alimento, e é melhor ainda porque é orgânico e o alimento é mais saudável. É muito fácil, se não tiver caixas específicas é só fazer uma caixa de madeira e fazer alguns furos para sair o excesso de água, se faltar umidade coloque um pouquinho de água, junte folhas de alface e outros vegetais que não seja ácido e não coloque carne e comidas cozidas, e é só colocar na caixa.
ANGÉLICA DE ANDRADE LOPES | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi organizada com o intuito de contemplar a área de conhecimento Ciências, em específico meio ambiente, cuja necessidade foi diagnosticada em sala de aula pelos alunos e professores. Além disso, também foi decidido que o território a ser investigado deveria ser o pátio da escola, como também o espaço destinado à horta na escola. Para tal, foi utilizada a seguinte Pergunta Exploratória: como podemos melhorar a produtividade da nossa horta?

Objetivos

Organizar um minhocário na escola incentivando os alunos a produzir um adubo orgânico a partir da utilização de restos de verduras, legumes e hortaliças que são descartados diariamente na cozinha da escola, tendo conhecimento de seus benefícios para a melhoria do solo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Ciências, estudo do Reino Animal: Construção de um minhocário, pesquisa sobre como fazer, manter e a importância para o meio ambiente;
• Educação Artística: Filme: Minhocas, sessão de cinema, desenhos criativos de minhocas e designer. Criar histórias em quadrinhos. Construir minhocas com diversos materiais com criatividade;
• Língua Portuguesa: Leitura, interpretação, produção de textos e relatório do projeto;
• Matemática: Medida de superfície. Medida de volume;
• Geografia: Tipos de solo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos conversaram com a professora que relatou sua experiência na escola anterior que trabalhava, sobre o projeto de EA e a organização de um minhocário com os alunos da pré-escola. Os alunos também foram até a cozinha da escola e conversaram com as merendeiras e constataram que muitos resíduos de vegetais são descartados. Após as observações e discussão em grupo sugeriram o nome do projeto “A produção do húmus”.

Ficha Técnica
Escola
EMEF SANTA FLORA

Diretor
Ivoneti da Silva Bozza

Turma
7° ano

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA MARIA

Assessoria Pedagógica
F e L Assessoria Pedagógica
Nosso projeto é importante para que os alunos percebam que a minhoca e outros seres vivos representam um papel biológico muito importante nos ecossistemas. É um animal invertebrado, detritívoro, utiliza para sua alimentação os resíduos de diversos alimentos utilizados pelos seres humanos, além de restos de animais e plantas mortas, produzindo o húmus.
ANA MARIA SOUZA DECLERQUE | Professor(a)