Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PROJETO CHÁ DA VOVÓ A ALUNA MARIA FERNANDA RELATA EM SEU DEPOIMENTO AOS COLEGAS QUE GOSTOU DO CHEIRO QUE ERA MUITO GOSTOZINHO E QUE ELA TOMA CHÁ MARRONZINHO EM CASA (MATE LEÃO), E O CHÁ QUE ELA TOMOU NO PASSEIO ERA MUITO BOM, MAS TAMBÉM ESTA MUITO ENTUSIASMADA EM CONTAR A TODOS QUE SUA MÃE TRABALHA NA UFPR QUE FOI O LOCAL DA NOSSA ESPEDIÇÃO INVESTIGAÇÃO.
MARIA FERNADA ANDRADE MAITTO | aluno(a)
A MÃE DO ALUNO LAURO MARTINS RELATOU A PROFESSORA QUE AO PASSAR PELA UFPR NO DIA SEGUINTE O FILHO DISSE QUE TOMOU CHÁ ALI, ELA PERGUNTOU A ELE QUANDO E ELE DISSE QUE FOI VISITAR COM OS COLEGAS DA ESCOLA. PERGUNTOU SE ELE GOSTOU E ELE DISSE DO CHÁ NÃO, MAS QUE DE FAZER A VISITA SIM E QUE ELE NÃO VIU O CAVALO.
CLAUDINEIA DE FATIMA DE VARGAS MARTINS | responsável
Expedição Investigativa

NOSSAEXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA FOI REALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) CAMPOS PALOTINA. LOCAL ESTE QUE JÁ ESTAVA PREPARADO PARA RECEBER OS ALUNOS E FOI INICIADA COM A PERGUNTA: Quais cores e cheiros tem esse lugar? DURANTE A VISITA OS ALUNOS PUDERAM VER,SENTIR,OUVIR, APALPAR E PROVAR OS TIPOS DE CHÁS. O AMBIENTE JÁ ESTAVA PREPARADO PARA NOS RECEPCIONAR E A VISITAÇÃO FOI GRATIFICANTE PELA EXPERIÊNCIA QUE TROUXE.

Objetivos

POSSIBILITAR O CONHECIMENTO DOS CHÁS, BEM COMO SUAS UTILIDADES MEDICINAIS.

Comunidade de Aprendizagem

ALUNOS, PAIS,AVÓS, PROFESSORES E COMUNIDADE LOCAL.

Articulação com o currículo

-IDENTIDADE E AUTONOMIA: SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES( CINCO SENTIDOS) .
-CORPO E MOVIMENTO: MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS.
-INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: ORALIDADE;
EXPOSIÇÃO DAS IDÉIAS COM SEQUÊNCIA E OBJETIVIDADE;
-FATOS DO COTIDIANO, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS;
-MOMENTOS DE PRÁTICA DA LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS: HISTÓRIAS INFANTIS.
LINGUAGEM PLASTICA: DESENHO.
-PERCEPÇÃO DA NATUREZA: COR, FORMA E TEXTURA.
-ELEMENTOS DO MEIO AMBIENTE: VEGETAIS, IDENTIFICAÇÂO, CARACTERÍSTICAS.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

APÓS A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA FOI REALIZADO UMA RODA DE CONVERSA COM A SEGUINTE PERGUNTA: QUAIS CORES E CHEIROS TEM ESSE LUGAR? FORAM DIVERSAS AS RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS: .”PROFESSORA O CHÁ TEM COR VERDE E O GOSTO É IGUAL QUE A MINHA VOVÓ FAZ...”.A PARTIR DAÍ SURGIU O NOSSO TEMA: CHÁ DA VOVÓ.

Ficha Técnica
Escola
CMEI ARCO-ÍRIS

Turma
PRÉ I A

Número de alunos
21

Educadores
CLAUDINEIA DE OLIVEIRA DA SILVA, MARIA DE LURDES DE VARGAS MARANDOLA

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
UFPR

A PROFESSORA RELATA QUE AO CONVERSAR COM OS ALUNOS ANTES DA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA FEZ A SEGUINTE PERGUNTA: QUAIS CORES E CHEIROS TEM ESSE LUGAR? OS MESMOS FORAM PRESTANDO ATENÇÃO E DIZENDO: PROFESSORA TEM CHEIRO DE TERRA, TEM CHEIRO DE MATO, DE GRAMA, É VERDE, MARROM E QUE FOI MUITO SATISFATÓRIO VER O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS EM VER A GRANDE VARIEDADE DE PLANTAS ENCONTRADAS, E QUE CADA UMA TEM SEU CHEIRO, SEU TATO,SABOR, COR E QUE SERVEM PARA MUITAS COISAS.