Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Investigando as Unidades Federativas Eu gostei muito do projeto, porque nós fomos em muitos lugares legais e em palestras divertidas. Eu aprendi bastante e acredito que meus colegas também.
Maria Julia Peron Pereira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Em um sitio e no centro da cidade

Objetivos

Investigar as diferentes culturas e paisagens das áreas urbanas e rurais das unidades federativas.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra sobre plantações e diferença entre área rural e urbana com a estudante de agronomia Márcia Andressa da Silva. Representação cultural da Região Sul do Brasil com atividades econômicas, pontos turísticos, música, dança, vestuário e culinária com professores do próprio colégio. Visita à costureira, Janaina Fontana, para falar sobre como são feitas as roupas. Conversa com veterinário Rafael Piovezan sobre a vida dos animais.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: interpretação e produção de texto; Matemática: situações problemas envolvendo questões sobre as áreas urbanas e rurais; Ciências: formação e conservação do solo e os impactos causados nas áreas urbanas e rurais das unidades federativas; Geografia: interdependência entre as paisagens urbana e rural na unidade federativa e questões sociais e ambientais no Brasil; História: relações cotidianas ligadas a: alimentação, vestuário, escola, moradia, trabalho, festas, amizade, sentimento e cultura; Artes: pintura, desenho, recorte, colagem, confecção de cartazes. Temas transversais: respeito às diversidades, trabalho em equipe, cooperação.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Ellos

Turma
4º ano

Número de alunos
15

Educadores
Adrieli Câmara de Oliveira e Luciane Zatta Rolling

Estado
Paraná

Município
Cafelândia

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAFELANDIA

Apoiadores
estudante agronomia Marcia Andressa da Silva, Professores colégio Ellos, costureira Janaina Fontana, Veterinário Rafael Piovezan e nutricionista Alessandra Pansiero Skura

O projeto vem acrescentar e muito à aprendizagem dos alunos, pois, além de articular os conteúdos com o currículo, engloba assuntos peculiares e de interesse dos discentes, fazendo com que a aprendizagem se torne mais prazerosa.