Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo a natureza vegetal Nós aprendemos muito com o projeto. Fizemos coisas divertidas como: uma fazenda de minhocas, plantamos pés de feijão, fomos ao sítio, tivemos palestras com nutricionista e com o pessoal da reciclagem. Aprendemos muitas coisas legais sobre reciclar, sobre o meio ambiente e alimentação.
Amanda Ribeiro Novello | aluno(a)
Expedição Investigativa

Horta municipal e em estufa de morangos.

Objetivos

Conhecer os hábitos alimentares e de onde vem os alimentos consumidos no dia a dia.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra sobre hábitos alimentares, conversação de alimentos e valor nutricional, com a nutricionista Alessandra Pansiero Skura. Conversa sobre a produção de alimentos, com a estudante de agronomia Márcia Andressa da Silva. Relato de experiência com degustação de salame e pão caseiro, com o agricultor Ernesto Vogt Neto. Entrevista com os avós sobre alimentação deles quando estes eram crianças.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: gênero textual notícia, participação em situações de intercâmbio oral; Matemática: reconhecimento dos números no contexto diário: quantificar, ordenar, codificar e representar grandezas; Ciências: A nossa alimentação, alimentação saudável, importância da água; História: conversas sobre alimentação, costumes alimentares das crianças, alimentação na atualidade e em outros tempos; Geografia: diferentes tipos de bairros; Filosofia: Gostos diferentes; ter e ser (consumo e propaganda). Temas transversais: consumo consciente, cooperação.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Ellos

Turma
3º ano

Número de alunos
12

Educadores
Fabiana Vogt e Marisa Perin Pereira

Estado
Paraná

Município
Cafelândia

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAFELANDIA

Apoiadores
Nutricionista Alessandra Pansiero Skura, Agricultor Ernesto Vogt Neto, avós dos alunos e estudante de agronomia Marcia Andressa da Silva

O projeto "Conhecendo a natureza vegetal" tornou possível uma troca de experiências e conhecimentos por meio das atividades desenvolvidas, como as palestras, reconhecendo como se desenvolveram a produção e a alimentação das pessoas ao longo do tempo, do passado até a atualidade.