Tchau chupeta e mamadeira
“ Eu aprendi que menina e menino grande não pode chupar chupeta, porque fica com o dente torto. Eu não chupo mais chupeta, só meu irmãozinho Gabriel, porque ele ainda é nenê
Miguel dos Santos Cassaro | aluno(a)
Expedição Investigativa
Na própria sala, na roda da conversa sobre chupeta, momento em que foi pedido às crianças a observarem quem fazia uso dela, em sala de aula. Observou-se também que muitas chupetas caiam no chão, sujando-se. Observou-se também que havia crianças que não faziam uso de chupeta em sala de aula
Objetivos
Favorecer um processo tranqüilo de abandono da chupeta e da mamadeira, respeitando o ritmo e a necessidade de cada criança. - Promover diálogo com as famílias, em relação a chupeta e a mamadeira, favorecendo ações em conjunto com a escola.
Comunidade de Aprendizagem
Presença da dentista Milene Angelo Cazzaro Menini, que formou uma roda de conversa, discutindo a relação entre a criança e a chupeta e mamadeira. Abordou assuntos importantes sobre higiene e “bichinhos nos dentes”. As crianças ouviram a dentista com muita atenção, levando as informações com seriedade.
A dentista conversou também com os pais das crianças para que a proposta da escola fosse desenvolvida em parceria.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita: lista de crianças que chupam chupeta e mamam mamadeira, , vídeo, apresentação com música e dança, texto coletivo;
- Matemática: quantidade de crianças que chupam chupeta; correspondência um a um;
-Ciências e Saúde: o que o uso da chupeta pode causar em nossa boca, higiene;
-Arte: confecção de chupeta e mamadeira com material reciclado pelos pais e crianças, desenho livre
Movimento: apresentação de dança