Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O fundo do Mar Eu adoro estudar o fundo do mar e levar o Mascote, o TED( Polvo) para casa
Ana Lívia | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na própria sala de aula, a partir de um enfeite colocado na porta da sala com a figura de um polvo. As crianças começaram a levantar questões sobre esse animal, queriam saber o quem era, onde ele morava, do que se alimentava e por que tinha tantas patas.

Objetivos

Levar as crianças a conhecer os animais marinhos e ter conhecimentos sobre eles, visto que a maioria só conhece uma ou duas espécies dos animais do mar

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade escolar foi articulada desde o inicio do projeto, com a participação dos pais que se envolveram e contribuíram sempre mandando objetos como conchas, livros, pesquisas. Os pais ajudaram na instalação e montagem do aquario: levando pedras, plantas, peixinhos e atualmente ajudam na manutenção: limpeza, alimentação. Participação na oficina com confecção de bichos do fundo do mar, utilizando-se de feltros e outros materiais .

Articulação com o currículo

Em Língua Portuguesa toda a composição de texto e histórias que envolvem os animais do fundo do mar ; Em matemática, organização espacial, quantidade, em ciências toda a situação que envolve o meio ambiente, a preservação dos mares e das espécies. Em Arte todo o trabalho manual que envolveu a confecção de alguns animais, bem como os trabalhos realizados em sala utilizando tinta, texturas, materiais diversos e participação do mascote.


Ficha Técnica
Escola
Cemei Maristella de Carvalho Lacombe

Turma
Maternal II - F

Número de alunos
18

Educadores
Maria Silvia Basso da Silva Cruz

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
Agropecuária, Pais

Não pensei que um tema tão adverso pudesse despertar tanto interesse . As crianças estão amando o projeto, envolvendo-se, mesmo sendo tão pequenas e quando perguntadas falam muita coisa sobre o fundo do mar.