O fundo do Mar
“ Eu adoro estudar o fundo do mar e levar o Mascote, o TED( Polvo) para casa
Ana Lívia | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na própria sala de aula, a partir de um enfeite colocado na porta da sala com a figura de um polvo. As crianças começaram a levantar questões sobre esse animal, queriam saber o quem era, onde ele morava, do que se alimentava e por que tinha tantas patas.
Objetivos
Levar as crianças a conhecer os animais marinhos e ter conhecimentos sobre eles, visto que a maioria só conhece uma ou duas espécies dos animais do mar
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar foi articulada desde o inicio do projeto, com a participação dos pais que se envolveram e contribuíram sempre mandando objetos como conchas, livros, pesquisas. Os pais ajudaram na instalação e montagem do aquario: levando pedras, plantas, peixinhos e atualmente ajudam na manutenção: limpeza, alimentação. Participação na oficina com confecção de bichos do fundo do mar, utilizando-se de feltros e outros materiais .
Articulação com o currículo
Em Língua Portuguesa toda a composição de texto e histórias que envolvem os animais do fundo do mar ; Em matemática, organização espacial, quantidade, em ciências toda a situação que envolve o meio ambiente, a preservação dos mares e das espécies. Em Arte todo o trabalho manual que envolveu a confecção de alguns animais, bem como os trabalhos realizados em sala utilizando tinta, texturas, materiais diversos e participação do mascote.