Água: conhecer, proteger, preservar, recuperar?
“ A turma do 6º ano visitou a Corsan, a Eletrocar, as nascentes em nosso município onde aprendemos várias coisas:
- torneira durante 24 horas desperdiça 46 litros de água, precisamos mudar a visão, sobre o cuidado que temos que ter com a água.
Aprendemos que há 6 poços que abastecem o município de Tapera, as grandes hidrelétricas causam enormes impactos no meio ambiente, é necessário reduzir o consumo onde for possível.
Alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Visita a Corsan e a usina hidrelétrica Eletrocar.
Uso das diferentes tecnologias; com pesquisa na internet, vídeos. Visita as nascentes dos rios do nosso Município.
Observação do tempo e clima com uso do pluviômetro e termômetro, com observações e anotações diárias do estado do tempo, temperatura e pluviosidade. Construção de um terrário com observação do ciclo da água.
Objetivos
Aprofundar o estudo sobre como era e como está à água atualmente queremos descobrir quais foram às ações do homem que contribuíram para essas transformações e quais atitudes de sustentabilidade e preservação queremos desenvolver no nosso aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos do 6º ano. A partir das pesquisas de campo e bibliográficas.
Articulação com o currículo
Esse trabalho será realizado nas disciplinas de Ciências e Geografia.
Ciências: Quantidade de água no planeta; Quantidade disponível para consumo; Composição química da água; Importância da água para os seres vivos; Qualidade da água; Os cuidados que devemos ter com a água; Doenças transmitidas pela água contaminada; Ciclo da água na natureza.
Geografia: A ação do intemperismo das águas correntes sobre o relevo; A hidrografia do Brasil; Clima e tempo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Com alunos do 6º ano, no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas a campo.