Classificação: Ciências
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os quatro elementos “Gostei de trabalhar os elementos, gostei de fazer a composteira para plantarmos os chás, que degustamos, fizemos trabalhos sobre os dinossauros que é o fóssil de mão e também o quebra cabeça, nos fizemos uma tartaruguinha de perguntas, muitas brincadeiras e aprendemos com elas, gostei de aprender sobre os animais, gostei das saídas de campo. Foi muito bom isso.”
Maria Eduarda Pinheiro | aluno(a)
“Eu achei muito interessante o estudo dos elementos, pois tiveram muitos trabalhos explicando cada um.”
Gabriela Pinheiro | responsável
Expedição Investigativa

Os alunos foram no Clube Piratini, com a pergunta: Qual a sua relação com os quatro elementos?
Os alunos observaram os diversos ambientes do Clube, fotografaram, entrevistaram e ao retornar à escola optaram pelos 4 elementos.

Objetivos

Desenvolver a pesquisa através dos quatro elementos, levando em consideração a realidade do aluno para que com isto sua aprendizagem seja mais significativa.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à CORSAN com entrevista, Palestra com o Bombeiro, Caminhada ambiental com entrega de mudas e sacos de papel para coletar lixo.

Articulação com o currículo

A realização das diversas possibilidades possibilitou abordar de maneira lúdica os seguintes conteúdos curriculares: redação, ortografia, leitura, interpretação, quatro operações, município, conhecer as contribuições afro brasileiras e indígenas como produtores culturais, quatro elementos da natureza,corpo humano.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII

Turma
4 A

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Charqueadas

Cooperativa
SICREDI CENTRO LESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CHARQUEADAS

Trabalhar com a metodologia do projeto PUFV, nos permite transformar o conteúdo trabalhado em sala de aula em algo significativo para o aluno, partindo de sua realidade e explorando novos ambientes através de saídas de campo, formando assim um aluno mais crítico, opinativo e criativo.