Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Diferentes moradias... muitas histórias... "Compreendi que não só casas, e carros antigos são históricos hoje, mas também tem roupas, sapatos, fotografias, tudo isto ficou para ser mostrado as pessoas que procuram as casas que são antigas pois é um ato histórico e legal de se estudar."
Maria Eduarda Alves dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa

- Visitas nas casas e entrevistas e registro com muitas fotos e entrevistas

Objetivos

Conhecer outros tipos de moradias, desde casas antigas, até as mais modernas para compararmos os diferentes maneiras de construir, e diferentes estilos de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professora, pessoas visitadas.

Articulação com o currículo

Matemática: Número das casas; Noção de adição e subtração; Formas geométricas; Situações matemáticas; Desafios matemáticos; Construção do número.
Português: Contos: Os três porquinhos, João e Maria; Textos: O caracol viajante, Sem casa, Tipos de casas (texto informativo); Produção de textos (relatos das expedições investigativas, histórias em quadrinhos, anúncios, convites, cartão de agradecimento).
História/ Geografia: Partes da casa; Tipos de moradias; Localização; Grupos sociais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No estudo sobre as famílias uma das necessidades que estudamos foi às moradias, para isso fizemos uma expedição investigativa para conhecermos as residências dos alunos. A partir dessa expedição surgiu, por parte dos alunos, a curiosidade de conhecer outros tipos de casas: casas antigas, casas diferentes.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
2° Ano

Número de alunos
9

Educadores
Salete Klassmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Prefeitura Municipal, ULBRA - Carazinho/RS, Cotrisoja

Assessoria Pedagógica
Ulbra - Campus Carazinho/RS
"Foi muito gratificante ver os alunos envolvidos na construção do projeto, pois foi um assunto que surgiu espontaneamente em sala de aula. Nas expedições investigativas sempre muito curiosos e cheios de perguntas para fazer. Foi bom para eles perceber as diferentes formas de vida, diferentes moradias, formas de construção. Ficaram muito impressionados com os prédios, onde as pessoas vivem em apartamentos e necessitam de regras de boa convivência para que todos vivam bem."
Salete Klassmann | Professor(a)