BRINCANDO COM CORES E FORMAS
Expedição Investigativa
Observação das crianças no "ciclo de atividades lúdicas".
Objetivos
Identificar as cores, nomeando-as nos diferentes ambientes e reconhecendo as formas presentes nos espaços.
Comunidade de Aprendizagem
LÍRIA MANDELLI, ELENIR, MARIA EUNICE
Articulação com o currículo
A articulação curricular foi promovida pelo universo da Oralidade e do Letramento, permitindo que em todas as atividades desenvolvidas as crianças:
a) Comunicarem-se no cotidiano.
b) Conversarem em grupo.
c) Brincarem individual e coletivamente.
d) Ouvirem narrativas literárias.
e) Desenvolverem comportamento de cuidado.
f) Desenvolverem hipóteses sobre as situações vivenciadas.
g)Despertarem para a curiosidade e criatividade visual.
h) Experimentarem variedade de materiais.
i) Criarem enredos, cenários e papéis.
j) Ampliarem o faz de conta.
k) Lidarem com situações que estabeleçam conceitos de quantidade, tamanho, intensidade e posição.
l) Vivenciarem a ocupação de espaços, deslocamentos e construções tridimensionais.
m) Reconhecerem e nomearem as cores e formas dos espaços e objetos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu a partir da observação realizada, onde a professora identificou que no desenvolvimento das atividades lúdicas, as crianças demonstraram mais interesses pelos objetos que apresentavam formas diferenciadas e cores fortes.