Classificação: História e Geografia
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o bairro da escola "Combinamos a expedição investigativa aos redores da escola. Descobrimos suas características, relevo, paisagens entre outros aspectos. A turma compreendeu os diferentes tipos de bairros, seus limites. Cada um, fez sua pesquisa, trazendo para a roda de conversa curiosidades, descobertas, inseguranças e preocupações com relação à limpeza, organização e manutenção dos bairros Os alunos juntaram e construíram uma maquete da quadra da Escola. Momento único e especial."
Marina Müller Lupatini | aluno(a)
Expedição Investigativa

Experimentar sair da sala de aula e observar como são as ruas que compõem o Bairro da Escola. Descobrir e investigar hipóteses e ambientes que ao vir para a Escola nem sempre conseguimos enxergar ou passam despercebidos; Perceber as características da paisagem que nos rodeiam; e analisar situações de preservação, cuidados necessários para uma boa saúde e convívio com a natureza; Tirar fotos e registrar as diferenças e curiosidades.

Objetivos

Vivenciar com aos alunos do 3º e 4º o interesse pela história dos bairros de nossa cidade. Reconhecer e descobrir as diferenças entre o hoje e o passado. Motivar e inspirar nas crianças o prazer em desvendar suas curiosidades apresentadas em sala sobre o assunto, tornando o processo de descobrimento significativo e divertido, explorando nas crianças o gosto em saber mais sobre nosso próprio município.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 3º e 4º ano, famílias, colegas e escola.

Articulação com o currículo

Estudando e Descobrindo o Bairro da Nossa Escola:
Português:
•Leitura, interpretação de diferentes gêneros literários, produções textuais individuais e coletivas;

Matemática:
•Quantidade, tabelas, gráficos, situações problemas;

Geografia:
•Mapas, localização e paisagens;

História:
•História dos bairros, tipos de bairros, diferenças entre eles;

Ciências:
•Classificação dos ambientes, preservação do meio ambiente, limpeza pública, reciclagem e serviços;

Filosofia:
•Reflexão dos problemas sociais;

Inglês:
•Nome dos sentimentos, sensações e saudações;

Artes:
•Cores, formas, figuras, recortes, colagem e maquetes;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Estávamos estudando sobre a família e a escola, quando conversávamos referente aos nossos próximos conteúdos que seriam os bairros, os alunos começaram a perguntar se estudaríamos o bairro da nossa escola e como seria esta nova etapa de conhecimento. Com tantas perguntas e curiosidades, planejamos o projeto Descobrindo o Bairro da Escola. Saímos uma tarde para andar e reconhecer o bairro da nossa escola, estudamos, pesquisamos, observamos com cuidado os detalhes e recriamos duas maquete.

Ficha Técnica
Escola
Escola Pingo de Gente

Diretor
Andréia Leite Pértile

Turma
3º e 4º ano Ensino Fundamental

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Ulbra Carazinho
"Nosso projeto com o Bairro da Escola abriu novas possibilidades, fazendo com que as crianças quisessem aprender mais sobre o bairro, onde elas mesmas moram. Recriando o bairro e principalmente a quadra onde vivem apresentando aos colegas em forma de maquete e explicando como vem para a escola, quem são seus vizinhos e os bairros que fazem limites com os deles. Foi maravilhoso observar a aprendizagem, empenho, dedicação e curiosidade dos alunos, e o gostoso em aprender através dos projetos."
Rejane Wening da Silva | Professor(a)

Repercussão na mídia

Ao utilizar projetos descobrimos sua importância na aprendizagem, transformando o lúdico em novos saberes, torna nossas aulas envolventes, cheias de mistérios e prazerosa, instigando nas crianças o gosto pela leitura e a curiosidade em pesquisar, buscando novos conhecimentos, deixando com que se tornem seres autônomos.