Descobrindo e Brincado Eu Aprendo...
Expedição Investigativa
Observação das crianças no período de adaptação.
Objetivos
Conhecer o processo de desenvolvimento de cada criança.
Comunidade de Aprendizagem
Marinalva _ Coordenadora Pedagógica
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu de forma muito interessante. Percebemos, no contato com a construção do projeto e, nos registros apresentados pela professora, que o Campo de Experiência que fomentou o diálogo e as práticas cotidianas foi: " O Eu, o Outro e o Nós".
O projeto garantiu os direitos de aprendizagem das crianças e contribuiu com a cultura infantil e com o desenvolvimento do corpo, da emoção e da inteligência, fortalecendo:
a) Exploração do mundo pelo movimento.
b) Exploração do próprio corpo pelo movimento.
c) Expressão e integração com os outros pelo movimento.
d) Reconhecimento de si e do outro.
e) Convivência, brincadeira e desenvolvimento de atividades em grupo.
f) Cuidado de si, do outro e do ambiente.
g) Iniciativa diante de desafios propostos.
h) Expressão e comunicação.
i) Criação imaginária.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi realizado de forma participativa, onde a professora, mediante registro das marcas construídas na Expedição Investigativa, observou o que as crianças mais demonstravam como revelações pessoais, relacionais e pedagógicas. A professora realizou a leitura e a analise dos registros, identificando os aspectos mais destacados, como indicação para a escolha do tema do projeto.