Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O campo e a cidade: tão diferentes, mas tão iguais em importância. Nós iniciamos o projeto, e desde então está sendo muito maravilhoso. Estamos aprendendo cada vez mais. A cada saída, um novo aprendizado, um conhecimento a mais que nunca vou esquecer, vou levar para minha vida. Realmente muito bom. Estou gostando muito mesmo. Fomos muito felizes na escolha do projeto. A turma toda está amando.
Vitória - 5 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa

A nossa expedição investigativa aconteceu na Serraria e Madeireira Meneghetti, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de explorar um ambiente que não conheciam e que lhes despertou muita curiosidade. Para isto, usamos a seguinte pergunta exploratória:
“Você conhece alguma matéria – prima do campo que é vendida na cidade?” “Qual?”

Objetivos

Conhecer as comunidades rurais do município; bem como trabalhar as diferenças existentes entre o espaço rural e urbano e descobrir a importância para o desenvolvimento do meio em que vivemos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Linguagens: Confecção de Textos; Produção textual (Individual e coletiva); Vídeos históricos; Releitura de obras e imagens; Entrevistas com familiares que moram no espaço rural e no espaço urbano;
• Matemática: Colhendo Informações; que conta é essa?; fazendo estatísticas: (Construção de tabelas e gráficos); (Calculando a distância das localidades do interior até a sede do município);
• Ciências: Poluição, onde encontramos? (Meio rural e meio urbano);
• Estudos Sociais: Onde estamos? (Origem das famílias das comunidades); (Relacionar as diferenças e semelhanças dos locais).
• Artes: Representação da visita de estudos: (Montagem em quadro das cenas que mais gostaram dos espaços visitados); (Confecção de cartaz);
• Educação Física: Caminhada de conhecimento; (Trabalhar sobre os tipos de brincadeiras); (Jogos e músicas característicos de cada local);
• Ensino Religioso: Religiões que se encontram no espaço urbano e no espaço rural; trabalhar sobre a Parábola do Semeador.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a coleta das informações e de uma conversa com os alunos, nos reunimos em sala de aula para uma roda de conversa e para fazermos os relatos orais do assunto investigado.
Construímos um cartaz em papel, onde a turma se posicionou com: “O que sabemos “ e o “Que queremos saber”.
Após esse momento, escolhemos através de uma eleição o nome do nosso projeto, que ficou: “ O campo e a cidade: tão diferentes e tão iguais em importância”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio

Diretor
Luselis Mazzonetto da Silva

Turma
4º e 5º anos

Número de alunos
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Com a visita nas comunidades do interior do município, oportuniza-se ver de perto a dependência dos produtos cultivados na área rural para abastecer as cidades, e com isso fortalecer as relações urbano/rural. As aulas de campo estão sendo produtivas e maravilhosas pois percebe-se que há expectativas por estas aulas e que também que as mesmas contribuem para a construção de novos saberes, agora, com uma visão mais crítica da realidade.
Luciane Coradini | Professor(a)