O campo e a cidade: tão diferentes, mas tão iguais em importância.
“ Nós iniciamos o projeto, e desde então está sendo muito maravilhoso. Estamos aprendendo cada vez mais. A cada saída, um novo aprendizado, um conhecimento a mais que nunca vou esquecer, vou levar para minha vida. Realmente muito bom. Estou gostando muito mesmo. Fomos muito felizes na escolha do projeto. A turma toda está amando.
Vitória - 5 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
A nossa expedição investigativa aconteceu na Serraria e Madeireira Meneghetti, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de explorar um ambiente que não conheciam e que lhes despertou muita curiosidade. Para isto, usamos a seguinte pergunta exploratória:
“Você conhece alguma matéria – prima do campo que é vendida na cidade?” “Qual?”
Objetivos
Conhecer as comunidades rurais do município; bem como trabalhar as diferenças existentes entre o espaço rural e urbano e descobrir a importância para o desenvolvimento do meio em que vivemos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Linguagens: Confecção de Textos; Produção textual (Individual e coletiva); Vídeos históricos; Releitura de obras e imagens; Entrevistas com familiares que moram no espaço rural e no espaço urbano;
• Matemática: Colhendo Informações; que conta é essa?; fazendo estatísticas: (Construção de tabelas e gráficos); (Calculando a distância das localidades do interior até a sede do município);
• Ciências: Poluição, onde encontramos? (Meio rural e meio urbano);
• Estudos Sociais: Onde estamos? (Origem das famílias das comunidades); (Relacionar as diferenças e semelhanças dos locais).
• Artes: Representação da visita de estudos: (Montagem em quadro das cenas que mais gostaram dos espaços visitados); (Confecção de cartaz);
• Educação Física: Caminhada de conhecimento; (Trabalhar sobre os tipos de brincadeiras); (Jogos e músicas característicos de cada local);
• Ensino Religioso: Religiões que se encontram no espaço urbano e no espaço rural; trabalhar sobre a Parábola do Semeador.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a coleta das informações e de uma conversa com os alunos, nos reunimos em sala de aula para uma roda de conversa e para fazermos os relatos orais do assunto investigado.
Construímos um cartaz em papel, onde a turma se posicionou com: “O que sabemos “ e o “Que queremos saber”.
Após esse momento, escolhemos através de uma eleição o nome do nosso projeto, que ficou: “ O campo e a cidade: tão diferentes e tão iguais em importância”.