Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Sistema monetário e Educação Financeira Achei legal porque nós aprendemos muito sobre nosso dinheiro, a dar o troco. Também gostei muito de brincar de mercadinho e visitar o mercado e o banco, porque vimos como funciona. No banco eu nunca tinha entrado. Gostei muito.
Lara Kemeron Belmonte dos Santos. | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da pergunta exploratória: Conhecemos a história da nossa moeda corrente? A importância da aquisição da nota fiscal? Para reforçar os trabalhos foi realizado um passeio ao centro da cidade, em supermercados, em bancos onde os alunos observam o trabalho desempenhado junto aos caixas nestes estabelecimentos comerciais, bem como fotografar tudo aquilo que puder reforçar a aprendizagem e aquisição do conhecimento sobre a nossa moeda corrente.

Objetivos

Conhecer a história do dinheiro, sua evolução, desde a data de criação até os dias atuais, valorizando a sua importância e benefícios provenientes deste.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Português, Textos (leitura, interpretação): Diálogo (para desenvolver a oralidade); Produção individual e coletiva; Coleta De Notas Fiscais;
• Matemática: Linha de tempo; Cálculos envolvendo as operações; Criação de histórias matemáticas; Confecção de jogos pedagógicos;
• Religião: Valores: Ensinar o aluno a valorizar, manusear e fazer uso consciente de tudo aquilo que está ao seu alcance;
• História: Registros através de fotos e fatos contando a história do dinheiro;
• Geografia: Visita de estudos no comércio local; Entrevistas com pessoas da comunidade e formadores de opinião; Coleta de dados, através de um gráfico simples será mostrado os resultados;
• Artes: Painéis, jogos, recortes, colagens, etc.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar da expedição a professora conversou com os alunos questionando sobre o que eles ouviram ,viram e aprenderam, o que chamou mais atenção, quais respostas eles tiveram, quais as dúvidas que ficaram. Reunidos professora e alunos em uma roda de conversa, realizaram a votação para a escolha do nome do projeto que será: “Conhecendo o Sistema monetário brasileiro e a Importância da Educação Financeira.”

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de ensino Fundamental Professora Santo Antônio.

Diretor
Luselis Mazzonetto da Silva

Turma
2º ano

Número de alunos
9

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Acredito que o projeto “Sistema Monetário e Educação Financeira”, foi muito importante, pois os alunos aprenderam sobre o valor das coisas e a importância de juntar e economizar em nosso dia-a-dia. E também da importância de pedir a nota fiscal quando se compra alguma coisa. Que este dinheiro é revertido em obras públicas. Par ao bem de todos.
Priscila dos Santos. | Professor(a)