CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
“ O projeto foi muito
legal! Vou levar este
aprendizado para a vida
toda.
Camila C. Hobus | aluno(a)
“ Este projeto foi muito importante para a minha filha e
seus colegas, pois desenvolveu a conscientização ambiental.
Parabéns Prof. Alvadir Brun.
Elisane A. Henrichsen | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu com uma visita de estudos
no entorno do município, em que foi possível observar: a realidade
dos rios, a localização, o contexto histórico e sua relação com
os nomes dos rios. À guisa de conclusão, percebemos que há uma
preocupação por parte do município com relação à preservação
dos rios que têm sua foz no Lago de Itaipu.
Objetivos
Promover, por meio do projeto, o conhecimento sobre as questões
ambientais e sobre a preservação do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra a com professora Jacinta, da
Agrícola Horizonte, com o tema: “Meio Ambiente e Cidadania”.
Procurou-se criar compromisso por parte das crianças no cuidado
com o meio onde vivemos, com boas ações em prol do ambiente.
Dessa forma, procurou-se entender a biodiversidade e sua importância,
com o pensamento voltado para a sustentabilidade,
a fim de usar os recursos naturais com consciência, reciclando e
“economizando” sempre. E a instalação das "lixeiras seletivas".
Articulação com o currículo
Ciências: hidrografia de Mercedes, bacias hidrográficas, rios,
meio ambiente, saneamento básico, sustentabilidade. História:
história das localidades e nomes dos rios do nosso município.
Geografia: localização espacial, limites territoriais, fronteira,
mapas. Filosofia: o cuidado que cada cidadão deve ter com a
sua casa, com a sua cidade, o país e o planeta. Língua Portuguesa:
oralidade, leitura, escrita, produção textual e diferentes
gêneros. Matemática: medidas de tempo, tempo de decomposição,
classificação. Arte: ilustração sobre a expedição investigativa,
cartazes, fotografias.