A CAIXA SURPRESA
“ Gostei bastante porque a professora achou um chapéu
amarelo dentro da caixa e colocou na cabeça e ficou
parecendo um palhaço.
Milena Santos Gerwin | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em sala, com a apresentação
da caixa surpresa referente ao conceito cores, assim os alunos
puderam explorar diversos objetos naquele momento relacionados
à cor amarela. As crianças demonstraram muito interesse e
curiosidade pela caixa, chamando a atenção para a utilização
desse recurso pedagógico em outros momentos.
Objetivos
Despertar diferentes conceitos e conteúdos curriculares por meio
de um recurso pedagógico que ressalte a ludicidade, a imaginação,
a fantasia e a aprendizagem significativa.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi realizada na Biblioteca Cidadã
Saber Sem Fronteiras de Mercedes, com contação de história
exclusiva para o projeto. Organizadoras: Andressa Müller, Djeise
Schaab e Neuza Leandro. As crianças ouviram e interagiram com
os palhaços, que surgiram de uma caixa surpresa, com direito a
um presente especial para cada criança, uma linda bola. Podemos
ressaltar como uma vivência única e de muito aprendizado.
Articulação com o currículo
Eixo identidade e autonomia: atividades da vida cotidiana,
saúde, direitos e deveres (regras e combinados, controle de conduta).
Eixo corpo e movimento: linguagem cênica – organização
da ação dramática a partir de fatos vividos, imaginados,
contos de fadas, histórias infantis. Eixo intercomunicações
e linguagens: argumentação por meio de gestos e falas. Linguagem
plástica: percepção na natureza e no cotidiano – cor,
forma, volume e linha. Eixo conhecimento do ambiente físico,
social e cultural: estudo do espaço – corpo, casa e escola.
Orientação espacial: dentro e fora.