Lixo Legal
“ Eu gostei do projeto lixo legal. Meus colegas aprenderam a colocar lixo na lixeira e a fazer coisas legais.
Luiza Baumart | aluno(a)
Expedição Investigativa
Qual a importância de manter um ambiente limpo?
Os alunos demonstraram grande interesse durante a investigação, destacando sua indignação a cada objeto (lixo) encontrado fora das lixeiras. Após a investigação, na roda de conversa, as crianças registraram através de relatos orais, tudo o que observaram.
Foi realizada uma votação para a escolha do nome do projeto. O nome escolhido foi Lixo Legal, pois segundo os alunos transformar lixo em brinquedo ou outro objeto vai ser muito legal.
Objetivos
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo de forma correta.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Artes Plásticas: Pinturas de placas, Desenhos, Oficina para confecção de brinquedos com material reciclável;
• Linguagem; Interação através da linguagem (visitas na comunidade pára alertar sobre a importância da reciclagem e também recolher esses materiais.)
• Linguagem: Exploração de diferentes materiais.
• Matemática: Classificação do Material recolhido, Contagem do material recolhido.
• Ciências: Cuidados com o Meio Ambiente, Dar um fim útil ao lixo.
• Estudos Sociais: Conhecimento da ação do homem sobre a natureza, Desenvolvimento Social e Afetivo, trabalhar em grupo e respeitar os direitos e deveres de cada um.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição os alunos estavam entusiasmados, fizeram vários comentários sobre a sujeira ao redor da escola e dentro da mesma. Destacaram os papéis do lanche jogados na praça da escola. Falaram sobre as doenças que o lixo pode trazer, e queriam saber mais sobre o projeto.