Cronômetro
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu na estrutura física da Câmara de Vereadores, onde os alunos foram desafiados pela professora Silvana, a compreenderem como as pessoas que trabalham na Câmara reconhecem as diferentes expressões de Artes presentes naquele local.
Objetivos
Estimular a apreciação visual, reconhecendo a presença das artes nos diferentes ambientes.
Comunidade de Aprendizagem
Alessandro de Lima de Oliveira
Articulação com o currículo
A disciplina de Artes articulou o Currículo e, a partir da escolha do tema do projeto, buscou uma dinâmica grupal para trabalhar as perguntas construídas pelos alunos, fomentando a pesquisa, a investigação e a produção de representações para os interesses evidenciados no contexto do currículo.
Neste sentido, o projeto contribuiu para a compreensão de que:
a) As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do ser humano.
b) A leitura artística permite a relação: imaginação, razão e emoção.
c) A ARTE perpassa a vida das pessoas, trazendo novas perspectivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive.
d) A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do cotidiano.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema do projeto ocorreu de forma participativa, validando a democracia como compositivo assumido no contexto pedagógico da turma. Neste sentido, logo após a construção de uma lista com os temas sugeridos, os alunos realizaram votação para escolher a temática do Projeto.