Floreira
Expedição Investigativa
Movidos pela pergunta exploratória: "Vamos fazer um passeio na praça municipal e observar o que ela nos revela sobre o mundo das Artes", a turma realizou a Expedição Investigativa na Praça Municipal e, lá visualizaram muitos elementos reveladores das Artes.
Objetivos
Identificar nos ambientes abertos a presença da Arte.
Comunidade de Aprendizagem
Alessandro de Lima de Oliveira
Articulação com o currículo
A disciplina articuladora do projeto foi a de ARTES, que, no decorrer da construção do Índice Formativo, necessitou estabelecer um diálogo com a disciplina de Ciências, para responder os questionamentos fomentados pelos alunos.
A construção do projeto, de acordo com o depoimento da professora, ocorreu de maneira contextualizada e, os alunos conseguiram compreender que a ARTE está presente em todos os lugares e, que ela é a expressão de todos os processos humanos.
Com relação ao tema, ficou claro que a leitura artística é imprescindível e que todas as demais disciplinas podem utilizar de ARTES para construir os processos aprendentes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Diante dos vários elementos identificados pela turma, e, em defesa de uma escolha democrática, a turma optou por realizar uma votação secreta, escolhendo como tema: As floreiras.