Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Floreira
Expedição Investigativa

Movidos pela pergunta exploratória: "Vamos fazer um passeio na praça municipal e observar o que ela nos revela sobre o mundo das Artes", a turma realizou a Expedição Investigativa na Praça Municipal e, lá visualizaram muitos elementos reveladores das Artes.

Objetivos

Identificar nos ambientes abertos a presença da Arte.

Comunidade de Aprendizagem

Alessandro de Lima de Oliveira

Articulação com o currículo

A disciplina articuladora do projeto foi a de ARTES, que, no decorrer da construção do Índice Formativo, necessitou estabelecer um diálogo com a disciplina de Ciências, para responder os questionamentos fomentados pelos alunos.
A construção do projeto, de acordo com o depoimento da professora, ocorreu de maneira contextualizada e, os alunos conseguiram compreender que a ARTE está presente em todos os lugares e, que ela é a expressão de todos os processos humanos.
Com relação ao tema, ficou claro que a leitura artística é imprescindível e que todas as demais disciplinas podem utilizar de ARTES para construir os processos aprendentes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Diante dos vários elementos identificados pela turma, e, em defesa de uma escolha democrática, a turma optou por realizar uma votação secreta, escolhendo como tema: As floreiras.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Eneli Firmo Bandeira Scapinelo

Diretor
Alessandro de Lima de Oliveira

Turma
7 ano C

Número de alunos
30

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
A aprendizagem dos alunos aconteceu de forma significativa e com isso me senti realizada. As aulas mudaram e todos nós também mudamos a partir do desenvolvimento dessa metodologia.
Silvana Morandi | Professor(a)