COELHINHOS
“ A Priscila voltou da escolinha feliz da vida, contando que
foi de ônibus visitar um sítio onde tinha muitos animais,
galinhas, vacas, porcos e coelhinhos, e que pegou no colo
um coelho branco do tamanho dela. Disse também que os
coelhos eram muito lindos e fofinhos e que tinha gostado
muito de ir com os coleguinhas neste sítio.
Patricia Schaufelberger Ballmann | responsável
Expedição Investigativa
Em virtude da festividade da Páscoa, surgiu o interesse dos alunos
pelo coelho. Então, trouxemos para a sala de aula, em um
primeiro momento, uma toca, questionando-os sobre de quem
seria a casinha. Após a conversação apresentamos o coelho, e
eles puderam manipular e observar suas características.
Objetivos
Conhecer os hábitos do coelho, seu habitat e suas características
em geral.
Comunidade de Aprendizagem
Visita ao sítio do Sr. Clécio Mascarello, onde os alunos conheceram
a vida de alguns animais do sítio, em especial a família do
coelho. Observaram a variedade de tamanhos e cores da pelagem,
também tiveram a oportunidade de pegar os coelhos no colo. Empréstimo
do coelho para visitação na escola: Ademir Rambo.
Articulação com o currículo
Eixo corpo e movimento: fato vivido e imaginário, literatura
infantil, brincadeiras de roda, músicas infantis, populares e folclóricas.
Eixo intercomunicações e linguagem: ampliação de
vocabulário, representação de ideias (desenho, colagem, modelagem),
percepção tátil e visual. Eixo conhecimento do ambiente
físico, social e cultural: animais e suas características,
espécie, habitat, alimentação, reprodução, locomoção, alimentação
saudável. Eixo noções de lógica matemática: contagem,
registro de quantidade, noções de grandeza.