Super Livros
“ Adoro fazer as nossas atividades porque cada um pode escolher alguma coisa pra todos fazerem juntos, as nossas ações. Eu gosto muito das atividades com tinta guache que posso desenhar o que eu to sentindo na hora e o que estamos aprendendo na sala de aula com a prof todos os dias. Amo nosso projeto.
Ana Beatriz Soares | aluno(a)
“ É muito bom para eles fazerem coisas diferentes, ele está gostando muito de fazer o Super Livros, por isso escolheu fazer seu mini livro sobre o tema do projeto, pois o que ele mais gosta de fazer é ler histórias, escrever e pintar. Das outras atividades também gosta muito e ele se sente muito importante fazendo as coisas que gosta.
Sivania Manganeli | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada a expedição na Biblioteca Municipal. Com seus binóculos, eles analisaram de perto tudo que tinha na biblioteca e através da pergunta exploratória eles analisaram cada detalhe e prestaram muita atenção na contação de história que teve no local. Por fim, eles questionavam a bibliotecária para entender o motivo de existir tantos livros diferentes e assim saíram de lá falando que os livros são SUPER LIVROS! E a pergunta foi: QUE ATIVIDADES FAZEM NOSSA CABEÇINHA IMAGINAR?
Objetivos
Desenvolver o imaginário e o lúdico com auxílio da literatura infantil possibilitando o ser criança e a construção do aprendizado de maneira significativa.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Oralidade, diferenciação de silabas, compreensão de começo, meio e fim,
imaginário, etc.
Expressão corporal, atenção, raciocínio, conhecendo sua história;
Compreensão das operações matemática, reconhecimento de sílabas e formulação de palavras;
Imaginário infantil, compreender a importância da leitura, da matemática na sua vida e valores;
Expressão artística, escrita, exploração de palavras e numerais, noção de espaço, produção artística.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois da expedição foi realizada uma rodinha de discussões sobre a expedição e a professora questionou sobre o que já sabem e o que queriam saber sobre o passeio. Assim, eles deram suas opiniões e em grupo e realizaram um desenho sobre a expedição e assim decidiram o nome do projeto que visa estimular o imaginário e relacionar com os conteúdos programáticos das turmas.