Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Super Livros Adoro fazer as nossas atividades porque cada um pode escolher alguma coisa pra todos fazerem juntos, as nossas ações. Eu gosto muito das atividades com tinta guache que posso desenhar o que eu to sentindo na hora e o que estamos aprendendo na sala de aula com a prof todos os dias. Amo nosso projeto.
Ana Beatriz Soares | aluno(a)
É muito bom para eles fazerem coisas diferentes, ele está gostando muito de fazer o Super Livros, por isso escolheu fazer seu mini livro sobre o tema do projeto, pois o que ele mais gosta de fazer é ler histórias, escrever e pintar. Das outras atividades também gosta muito e ele se sente muito importante fazendo as coisas que gosta.
Sivania Manganeli | responsável
Expedição Investigativa

Foi realizada a expedição na Biblioteca Municipal. Com seus binóculos, eles analisaram de perto tudo que tinha na biblioteca e através da pergunta exploratória eles analisaram cada detalhe e prestaram muita atenção na contação de história que teve no local. Por fim, eles questionavam a bibliotecária para entender o motivo de existir tantos livros diferentes e assim saíram de lá falando que os livros são SUPER LIVROS! E a pergunta foi: QUE ATIVIDADES FAZEM NOSSA CABEÇINHA IMAGINAR?

Objetivos

Desenvolver o imaginário e o lúdico com auxílio da literatura infantil possibilitando o ser criança e a construção do aprendizado de maneira significativa.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Oralidade, diferenciação de silabas, compreensão de começo, meio e fim,
imaginário, etc.
Expressão corporal, atenção, raciocínio, conhecendo sua história;
Compreensão das operações matemática, reconhecimento de sílabas e formulação de palavras;
Imaginário infantil, compreender a importância da leitura, da matemática na sua vida e valores;
Expressão artística, escrita, exploração de palavras e numerais, noção de espaço, produção artística.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Depois da expedição foi realizada uma rodinha de discussões sobre a expedição e a professora questionou sobre o que já sabem e o que queriam saber sobre o passeio. Assim, eles deram suas opiniões e em grupo e realizaram um desenho sobre a expedição e assim decidiram o nome do projeto que visa estimular o imaginário e relacionar com os conteúdos programáticos das turmas.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Gabriel Machado

Diretor
Carla Miranda

Turma
Pré A e 1° ano

Número de alunos
9

Educadores
Tainise Kister da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Francisco de Assis

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO FRANCISCO DE ASSIS

Assessoria Pedagógica
Essencial
Foi muito importante pra mim, pois notei que com amor nós podemos fazer coisas incríveis, passar essa afetividade para eles me trouxe um retorno lindo e mais que satisfatório, pois eles evoluíram muito, sobretudo como pessoas, dispostas a ajudar as outras, os pais, familiares. Viram que o mundo precisa de amor, carinho, trocas afetivas e que o nosso imaginário é uma fonte de riqueza e a partir dele obtemos soluções para os problemas diários e os alunos conseguiram passar para seus familiares.
Tainise Kister da Silva | Professor(a)