Violência na Escola
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada com o Filme _ O substituto, provocando nos alunos um olhar sobre as expressões mais fortes e retratantes do próprio cotidiano da turma.
Objetivos
Resgatar os valores escolares, promovendo a união, a reflexão e a mudança de atitude dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos aliunos
Articulação com o currículo
O Projeto Violência na Escola foi desenvolvido com a mediação da Coordenadora Pedagógica, por reconhecer as principais dificuldades que a turma estava enfrentando, principalmente com relação a violência no contexto escolar. Como a escola reconhece que o currículo é o conjunto de experiências escolares, a articulação do mesmo ocorreu principalmente entre as disciplinas que integram a área de Ciências Humanas.
Neste sentido, foram garantidos aos alunos os direitos de aprendizagem:
a) compreensão dos elementos que interferem no processo social.
b) leitura dos universos que tecem a existência humana: trabalho, relações sociais e cultura simbólica.
c) atuação humana na realidade.
d) compreensão dos conceitos cotidianos que facilitem a interação no contexto social.
e) leitura de modo crítico de textos de diferentes estruturas e registros.
f) reflexão acerca das condições cotidianas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear possibilitou a escolha democrática e participativa dos alunos na escolha pelo tema do projeto, permitindo o envolvimento de todos os alunos em todas a etapas do projeto.