Responsabilidade e Organização
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada a partir da leitura deleite: "O Beleléu e os números". A expedição foi seguida de diversas atividades pedagógicas, onde a professora percebeu o envolvimento, o interesse e, consequentemente, o protagonismo das crianças.
Objetivos
Resgatar os valores de cuidado, respeito e responsabilidade para consigo, com os outros, com os espaços, pertences pessoais e coletivos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos alunos
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu através do Campo de Experiência "O eu, o outro e o nós".
Neste sentido, os direitos de aprendizagem foram garantidos, e, os aspectos relacionados a responsabilidade e organização participaram da rotina das crianças, e foram contemplados no planejamento diário da professora.
Com o reconhecimento de que o currículo é o conjunto de aprendizagens construídas cotidianamente, visualizamos uma articulação horizontal, pois o protagonismo foi tanto das crianças, quanto da professora.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu através de votação, onde as crianças escolheram o tema com base na leitura deleite e nas atividades contextualizadas a partir dela.