Brinquedos e Brincadeiras
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em dois momentos: 1º - enviado um bilhete aos pais para confeccionarem um brinquedo que eles costumavam usar na infância. 2º - observamos detalhadamente as crianças brincando livremente utilizando esses brinquedos.
Durante a realização das brincadeiras os alunos demonstraram grande interesse , alguns com dificuldades em certos movimentos, porem aprimorados a cada utilização das brincadeiras.
Objetivos
Incentivar o brincar oportunizando à criança o desenvolvimento geral de suas aprendizagens;
Criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras da geração anterior a dos alunos.
Estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas;
Com esta prática queremos retomar a infância de nossos pais e avós com pesquisa através de conversas vamos resgatar esta riqueza.
Comunidade de Aprendizagem
Direção Escolar;
Professores da Educação Infantil;
Alunos(as);
Família.
Articulação com o currículo
Português: Uso da linguagem oral para conversar e brincar; Roda da conversa; Pesquisa com a família; Criação as regras, como se brinca em cada brincadeira e brinquedo.
Matemática: Sequência numérica através de brincadeiras como: Amarelinha
Artes: Confecção de diferentes brinquedos, música
Coordenação motora fina e ampla
Música: Participação em situações que integrem músicas, canções
e movimentos corporais;
Ciências: Cuidados com o corpo; Higiene.
Educação Física: Brincadeiras.