Os animais e o mundo que nos cerca
“ Gostei de fazer o aquário de garrafa pet, contar e colocar as coisinhas dentro. Aprendi que não pode cortar árvores, porque precisamos delas para respirar.
Diego Augusto Vogel | aluno(a)
Expedição Investigativa
Expedição para observar os animais que vivem no entorno da escola, destacando do que se alimentam e como é seu habitat. Registramos a atividade com fotografias e com a confecção de um cartaz, elaborado coletivamente, demarcando geograficamente o trajeto percorrido no decorrer da expedição investigativa. Também fizemos uma investigação no pátio escolar, com a utilização de lupas, para observar e encontrar insetos e bichos rastejantes
Objetivos
Reconhecer diferentes espécies de animais por meio da literatura infantil, da expedição investigativa, de passeios de estudos, buscando identificar e compreender as características de cada espécie em estudo e a importância dos mesmos na natureza. Além de, proporcionar momentos em que possam expressar sentimentos de carinho, afeto e cuidado para com estes seres
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do Pré B, Familiares dos alunos, Professora de Educação Ambiental e sua família, serventes da escola
Articulação com o currículo
Estudo da obra “Peixes” de Romero Brito, leitura e exploração de literatura infantil, confecção de livros e de aquários com o uso de diferentes materiais incluindo alguns recicláveis, jogos, pesquisa, brincadeiras livres e dirigidas, confecção de móbiles, jogos de imitação, brincadeiras cantadas, diferenciação de sons de animais, movimento corporal através de músicas relacionadas com o tema. Além de proporcionar atividades de recorte, rasgadura, colagem, pintura, modelagem, exploração, manipulação e experimentação de diferentes recursos contemplando todas as áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. Como por exemplo, uma das atividades significativas para as crianças, foi a experiência de ordenhar uma vaquinha confeccionada com papelão e luvas de silicone. Para vivenciar e observar mais de perto características, a realidade e o habitat de algumas espécies de animais domésticos e selvagens, foram realizados passeios de estudo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Organizamos uma assembleia geral com as turmas envolvidas na expedição investigativa, com o intuito de ouvir relatos sobre o que viram, o que já sabem e o que gostariam de aprender, socializando as dúvidas, os questionamentos, os novos aprendizados e as curiosidades.