Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As TICS no autodesenvolvimento das crianças e seus avós Esse projeto beneficiou muito os avós de nossa comunidade, pois sentiram-se mais seguros ao mexer nos dispositivos e, ao mesmo tempo, nos beneficiou, pois assim conseguimos passar mais tempo com eles. Hoje conseguimos entender os dois lados, ou seja, as duas gerações; nós com a facilidade de manuseio e eles com a vontade de se permitirem aprender o desconhecido, se apropriando aos poucos das ferramentas e aplicativos. Agora paramos para ajudá-los quando necessitam e isso nos faz muito bem
Mailin Diniz | aluno(a)
Expedição Investigativa

Através de questionários aplicados às famílias, visto que a grande maioria dos avós dos alunos não sabem utilizar os recursos básicos das TICs, mesmo tendo acesso aos computadores, tablets e aparelhos de celular. Após a realização das tabulações organizamos gráficos percentuais de acordo com a pesquisa e montamos o nosso plano-ação, a partir dos esboços do painel sobre o que os alunos sabiam sobre o assunto e sobre o que pretendiam realizar em prol de seus avôs.

Objetivos

Unir netos e avós com o auxílio das tecnologias e atividades lúdicas. Acredita-se estar contribuindo com a construção de novos saberes, pois através da união das gerações e dessa apropriação haverá uma melhora cognitiva e comunicativa, assim como o fortalecimento dos vínculos familiares e a tolerância recíproca.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, avós, professores, pais, comunidade de Portão

Articulação com o currículo

A temática proposta é extensiva e articulada a várias disciplinas que abrangem o currículo escolar, pois ao enfatizarmos uma problemática tão visível e comentada nas mídias estaremos não só trabalhando a questão da exclusão digital na 3º idade, como também estaremos utilizando a tecnologia como aliada nas disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes e Matemática; através de textos, pesquisas, horas do conto, vídeos informativos, observação de mapas locais e regionais através de aplicativos, criação de maquetes, estudos de obras de arte utilizando, análise e criação de tabelas, gráficos, cálculos, porcentagem e estimativas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Vila Aparecida

Turma
5º ano

Número de alunos
25

Educadores
Tabhatta Safety Kolling e Daniela Matos Casagrande

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Portão

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/PORTÃO

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
p