Tudo bem ser diferente
“ Eu gostei do projeto porque eu levei a boneca para a minha casa. Minha mãe fez os olhos e as pessoas precisam de olhos para ver. A Lelê é preta como no livro e eu gosto muito dela.
Cecília Funke Kich | aluno(a)
Expedição Investigativa
O projeto surgiu com a observação das professoras nas brincadeiras com bonecas de cor negras, quando as crianças não queriam brincar com elas. Se fez necessário desenvolver o assunto com as crianças refletindo sobre as questões raciais, afetivas, familiares e o respeito independente de raça, cor ou credo. Utilizou-se como apoio os livros "O cabelo de Lelê", de Valéria Belém e "Uma Joaninha diferente", de Regina Célia Melo.
Objetivos
O projeto tem como objetivo principal o relacionamento interpessoal, isto é, o relacionamento sem preconceitos, respeitando as diferenças e as semelhanças. Conscientizar os alunos que todos somos diferentes e que devemos ser respeitados pelo que somos, independente das nossas necessidades
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professores e crianças do maternal A.
Articulação com o currículo
Exemplos de atividades realizadas:
Apresentação à turma de gravuras de diferentes composições de culturas etnias;
Discutir sobre as diferenças dessas culturas;
Entoar canções de diferentes temas;
Roda de conversação: sobre os temas trabalhados;
Desenho, recorte, colagem (diversas técnicas) de diferentes culturas (trajes típicos);
Confecção de um cartaz, contendo pessoas de diferentes raças;
Trabalhando as diferenças (conversação);
História: Uma joaninha diferente;
Passeio à procura de joaninhas;
Confecção de joaninhas com diversos materiais, CD, carimbo de mão, círculos e semicírculos;
Jogo das cores da Joaninha;
Chapéu de joaninha com tinta, cartoplex, palito de picolé e olhinhos;
Associação da cor correspondente das diferentes joaninhas;
Cartaz das diferentes joaninhas: joaninhas e fotos dos alunos (trabalhar cores, tamanhos, formas e diferenças frisando que cada um tem suas próprias características e singularidades)