Classificação: Literatura infantil
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo encantado da chapeuzinho vermelho e do lobo
Expedição Investigativa

Para a Expedição procurei trabalhar com o imaginário das crianças, usei vídeos e histórias que pudessem desenvolver o tão esperado espírito investigativo. Confeccionei lupas e binóculos para que tivessem em mãos instrumentos que materializassem esse espírito pesquisador, o prazer e a curiosidade daqueles olhinhos atentos, bem como um mapa com dicas e pistas de onde poderia estar o baú. Então fomos explorar o pátio da escola para descobrir o segredo baú.

Objetivos

Trabalhar com a leitura de forma lúdica e criativa explorando as curiosidades das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto envolvemos somente a equipe da escola e familiares.

Articulação com o currículo

Releitura do conto da Chapeuzinho Vermelho em desenho (desenho livre, pintura, interpretação de histórias e oral);
Contação de histórias com fantoches;
Interpretação oral;
Produção de um livro individual com materiais alternativos;
Explorando os sentidos a partir da cesta da chapeuzinho vermelho – textura, cor, sabor, cheiro, forma (alimentação saudável).
Varal de desenhos para ir “alimentando” durante o desenvolvimento do projeto;
Música, dramatização;
Mural coletivo dos alimentos da cesta (frutas);
Criação de história coletiva, onde no final o lobo é bom;
Mogli, o menino logo.
Historinhas do lobo bom
Divertida Mente


Ficha Técnica
Escola
EMEI Cristo Educador

Diretor
Silvia Valente

Turma
Pré-Escola

Número de alunos
18

Educadores
Elis Andréa Reck

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Vicente do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VICENTE DO SUL

Apoiadores
IFF Campus São Vicente do Sul, Thais Xavier da Silva e Geizon Silveira

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
A metodologia é encantadora, ajuda no sentido de orientar a prática do professor valorizando a curiosidade da criança. A Expedição Investigativa é ponto alto do projeto, pois é um recurso fundamental para compreender o interesse da criança.
Elis Andréa Reck | Professor(a)