Esporte é Saúde
“ Nós devemos ter uma alimentação saudável, comendo muitos legumes, frutas, feijão, arroz e outros. Também não devemos comer sempre a mesma coisa, nosso prato deve ser sempre muito colorido. Não adiante comer muito se a coisa não é boa para saúde. A prática de esporte mesmo para nós que somos crianças é válida, porque quando corremos, andamos de bicicleta, pulamos já estamos praticando um esporte.
Miguel Minuzzi Fantinel | aluno(a)
“ Em tempo que as pessoas vivem cercadas de produtos industrializados, sem saber o mal que causa a saúde é de suma importância projetos que incentivem algum tipo de esporte e uma alimentação rica em produtos naturais, como frutas, verduras e muita água. Esses componentes juntos vão gerar um melhor desempenho e dará um condicionamento físico mais resistente.
Mareci Alvez Flores | responsável
Expedição Investigativa
Recortes do Currículo: Ciências/Saúde
Pergunta Exploratória: O QUE É NECESSÁRIO PARA TER UMA BOA SAÚDE?
Território Definido: Instituto Federal Farroupilha/Departamento Esportivo
No dia anterior (06/4) a turma assistiu a um filme sobre investigação, ação e pequenos detetives mirins / PATRULHA SALVADORA,preparando-se a sala de projeções como um pequeno Cine Pipoca,após os questionamentos foi proposta a Expedição.
Objetivos
Compreender desde os anos inicias e da pouca idade o benefício da prática de uma atividade física e esportiva para uma vida mais saudável nos dias atuais.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista da secretaria da saúde
Articulação com o currículo
Elaboração de frase/pergunta; pontuação; classificação de ideias – categorias;Interpretação textual; produção textual; uso de imagens; ortografia; esportes – características, classificação; localização; continentes; países;
Confecções de cartazes pelos alunos sobre a conversa sobre as olimpíadas e apresentação para a comunidade escolar;
Pirâmide alimentar;
Gincana com atividades recreativas do 1°ao 5°ano comemoração a semana da criança
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da Expedição foi feita uma roda de conversa denominada Democrática, onde foram expostas todas as observações dos três grupos. A professora torna-se uma auxiliadora e intermediária nas explicações dadas pelos alunos, com auxilio de um mapa conceitual realizado em um papel pardo foram registrados tópicos que mais sintetizaram a Expedição.
Definindo-se assim, o Tema do Projeto unânime por todos os alunos Esporte é Saúde.