Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Compreendendo o Índio do Brasil "Eu gostei muito de saber como os índios viviam antes dos europeus chegarem aqui no Brasil, pois nem sempre eles viveram em casas de tijolo e usaram roupas iguais aos brancos"
Petrick dos Santos Kawamoto | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no museu Índia Vanuíre em Tupã/SP. Consistiu na visita monitorada ao acervo e a reserva técnica do museu, onde os alunos vivenciaram de maneira interativa o processo de ocupação das terras indígenas e o papel de mediação realizado pela Vanuíre entre "brancos" e índios. Lá, puderam também realizar oficina de confecção de colares com dois indígenas da reserva Arco Iris.

Objetivos

Aprofundar o estudo sobre o processo de colonização do Brasil e as implicações na vida dos indígenas que aqui viviam; compreender a situação do índio atualmente em nossa sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com a museóloga Alessandra de Nadai Petrallas sobre os índios que habitavam a cidade de Penápolis; Visita à aldeia indígena Icatu localizada no município de Braúna.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: mito indígena; leitura e interpretação de textos; produção de textos; estruturação. História: a arte conta a história; as culturas se encontram; a ocupação do interior. Geografia: a construção dos limites do território estadual. Matemática: estatística, medidas de comprimento e cálculo.


Ficha Técnica
Escola
EMEFI Prof Darcy Aparecida Buranello Marin

Turma
4º Ano A e 4º Ano B

Número de alunos
52

Educadores
Vitor Francisco Avian e Juliana Gremi

Estado
São Paulo

Município
Penápolis

Cooperativa
SICREDI ALTA NOROESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PENAPOLIS SP

" O desenvolvimento do projeto foi uma forma muito significativa de aliar o conteúdo à pratica e a vivência dos alunos , pois através da expedição investigativa e das etapas seguintes foi propiciado a todos os alunos a oportunidade de perguntar , explorar e compreender diferentes aspectos do currículo."