VIAJANDO PELA LEITURA, NA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL
“ “A leitura no ambiente familiar estimula as relações interpessoais fortalecendo a nossa consciência crítica, enriquece o vocabulário e facilita a escrita.
Turma 21 | aluno(a)
“ “Gosto de ler porque melhorou minha escrita nas produções textuais.”
Turma 61 | responsável
Expedição Investigativa
A equipe diretiva, nas primeiras semanas de aula foi procurada por uma mãe, alegando que sua filha estava sendo chamada de negra por uma outra coleguinha da turma de Ed. Inf. – Jardim. A Supervisora da escola, acompanhou as mesmas até a turma, falou com a professora para ver se tinha observado o fato e também para conhecer as alunas envolvidas. Quando a mãe e a tia conheceram a menina que havia falado, tiveram a mesma reação- O quê, esta? Mas, ela é mais preta que a minha.
Objetivos
Incentivar e despertar nos alunos o hábito da leitura com o intuito de promover ações de reflexão que valorizem a diversidade o respeito as diferentes formações étnicas e culturais.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, pais, alunos, funcionários, estagiários, colaboradores, empresas, autores, escritores, palestrantes, (viagem, passeios, hora do conto na Biblioteca Municipal, visitas as famílias, às rádios, jornais...)
Articulação com o currículo
Palestras sobre: Cultura afro e Momento do Conto com Sergio Rosa (Papelito) e Lair Vidal; Caixas e Momento da leitura; Sacola Literária.
Boneca da Diversidade (nome,certidão,RG,CPF,vestimenta,diário de bordo);contos; Músicas Historiadas;Confecionar os livros:
Passaporte da leitura, ICBBA, Visitação prefeitura e rádio, maquete –Escola antiga e escola atual,Confecção do picdicionário (L.I.);contos; Músicas Historiadas.Confecção do livro sobre a história do município,Produções textuais;visitar e realizar a limpeza do Monumento Confecção de bonecas de pano; visitar e realizar a limpeza do Monumento do Imigrante; Viagem de estudos às Missões;Literatura de cordel; Viagem de estudos às Missões; foto produção; produções textuais;Viagem de estudos aos Canions em Cambará do Sul;Peça teatral- Viajando pela leitura - contando a história do Brasil.
Confecção do Banner em formato do mapa do Brasil com a foto dos professores, funcionários da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após os alunos perceberem que no cotidiano a diversidade étnica é uma realidade próxima a eles, ou seja, vivenciada,os temas desenvolvidos no projeto para o ano de 2016 são a partir de reuniões e debates.