Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Tipos de energias
Expedição Investigativa

Passeio no entorno do Rio Tiririca, no Distrito de Alfredo Brenner, tendo como Pergunta Exploratória: Qual a importância do rio para a sua comunidade?

Objetivos

Reconhecer a importância da energia na vida das pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

Usina Hidroelétrica Eletrocar – PCH Colorado (Linha São Pedro – Tapera/RS)
Família dos alunos

Articulação com o currículo

Pesquisa na internet sobre a evolução do uso da energia desde a Idade Antiga.
Visita orientada à uma usina hidrelétrica com relatório da visita;
Roda de conversa (entrevista) com técnico da usina sobre a distribuição da energia a nível regional;
Relacionar o uso da energia com o consumismo, capitalismo, globalização, os registros poderão ser feitos em um cartaz que os alunos poderão socializar em sala; Diferenciar energias renováveis e não renováveis; diferentes tipos de energia (química, nuclear, mecânica, potencial, elétrica, cinética, eólica, solar, térmica, biomassa..)
Mural de notícias relacionadas com os tipos de energia;
Maquete;
Análise de dados das contas de luz, dados estatísticos levantados durante a realização do mural de notícias
o corpo como fonte de energia;
Ética e Consumo consciente – debate em sala de aula.
Estabelecer relações os aspectos positivos e negativos que as energias trazem para as nossas vidas;
Caminhada orientada.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner

Turma
8º ano

Número de alunos
6

Educadores
Luiza Chieza (matemática); Marciele Scholl (português); Adriana Barbosa (ciências); Lia Mara Gabe (Artes); Geovana Henkes (Ed. Física); Mirna Scapini (Filosofia); Elizer Rosa (Ens. Religioso)

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O Projeto foi produtivo, os alunos demonstraram interesse e envolvimento. A assessoria possibilitou a aplicabilidade, auxiliando para interligar o projeto com o conteúdo que estávamos trabalhando.
Luciane Kumm Schenkel | Professor(a)