Sistema Solar - Valor de PI
“ O nosso Projeto sobre o Sistema Solar - Valor de PI foi muito divertido. Pois aprendemos várias coisas que não sabíamos sobre os Planetas de forma divertida e transformando as aulas de matemática em momentos mais descontraídos e o conteúdo sobre circunferência foi mais fácil de aprender, pois tínhamos exemplos legais pra calcular.
Adriano | aluno(a)
Expedição Investigativa
Filmes: Perdido em Marte e Gravidade
Objetivos
Desconstruir o mito da complexidade da matemática e que podemos torná-la divertida e interessante
Comunidade de Aprendizagem
Feira Municipal de Educação - Turma do 1° ano da escola, atraves de um intercâmbio cultural e Museu da PUC
Articulação com o currículo
Filmes “Gravidade” e ”Perdido em Marte”- análise e debate, mapeamento de informações, temperatura, pressão, gravidade, velocidade, cálculo de tempo – ação e reação, tecnologia, satélites;
Confecção do Sistema Solar em desenho – desenho orientado, proporção de distância, formas, medidas;
Confecção do Sistema Solar em maquete (móbile) – proporção; tamanhos; ordenamento; transformação de medidas; escala de proporção de tamanho;
Atividade prática para verificação e medição da circunferência de vários objetos - fórmula de medida da circunferência; resolução situações problema; tamanho e medidas de cada planeta, sentidos das fórmulas e cálculos – aplicação cotidiana;
Exercícios de cálculos de circunferência;
Oficina de construção de foguetes usando vinagre e bicarbonato.
Experiência do foguete com vinagre e bicarbonato (mat. distância, massa, volume de líquidos);
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Votaçãosobre os assuntos:
Debate sobre os planetas –
O Sistema Solar-
Foguetes