Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Energia Solar
Expedição Investigativa

Partindo do interesse dos alunos pelo assunto e da realidade local fomos visitar uma propriedade (Fazenda Agropecuária Eliane) onde é utilizada uma fonte de energia renovável, a energia solar.

Objetivos

Ampliar o desenvolvimento pleno do conhecimento do aluno, identificando a importância da utilização de fontes de energia que não poluiu o ambiente, proporcionando a eles uma forma de participar de forma significativa onde possam demonstrar seus conhecimentos e dúvidas, entendendo que o comprometimento de todos é de suma importância para o futuro do planeta e a energia eólica e energia solar são abundantes e permanentes, renováveis a cada dia, não poluem e nem prejudicam o ecossistema.

Comunidade de Aprendizagem

Sr. Valdemérito.e a Sr. Eliane: Pais e funcionários da escola que cederam o local onde moram (Fazenda Agropecuária Eliane) para realização da expedição investigativa, pois em sua residência é utilizada somente energia solar, explicando o funcionamento da mesma aos alunos e colaborando também na locomoção dos alunos até o local.

Articulação com o currículo

Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico;
Incorporar substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões.
Flexionar palavras do singular para o plural e vice-versa.
Sensibilizar e ampliar os conhecimentos dos alunos em relação à importância do ensino a ortografia;
Levar o aluno a identificar o conhecimento matemático das quatro operações, através de atitudes do seu dia-a-dia, fazendo com que ele perceba a importância do conceito e a facilidade de resolver cálculos.
Compreender o processo de produção de energia solar e eólica através de construção de maquete, cartazes e pesquisas.
Aprender a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo;
Desenvolver sua autonomia;
Entender a importância das fontes de energias renováveis para o planeta.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Aconteceram em roda de conversa entre as duas turmas envolvidas. Após a expedição e a cada momento de atividade realizada para que houvesse um envolvimento de todos. Cada aluno expos suas ideias, demonstrando a importância do projeto para ampliação do conhecimento. Muitas dúvidas e perguntas que surgiram durante o desenvolvimento do projeto foram esclarecidas.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Eliza K. Tomé

Diretor
Fernando Alves da Silva

Turma
4º e 5º anos multisseriada

Número de alunos
22

Educadores
Evanir da Costa Comiran

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Campos de Júlio

O tema abordado neste trabalho fontes renováveis de energia, onde aprofundamos nossa pesquisa sobre a energia solar e energia eólica que foi a que mais despertou interesse por parte dos alunos, constatei que o sistema de energia solar é um investimento com retorno a logo prazo e é uma alternativa vantajosa para locais isolados como regiões onde a rede de transmissão de energia por hidroelétricas não alcança.
Evanir da Costa Comiran | Professor(a)