CONSTRUINDO VALORES ATRAVÉS DA LUDICIDADE.
“ O fulano não pode bater né profe...
Gabriel | aluno(a)
“ Todas as diferenças, hoje educamos nossos filhos com palavras, não com pancadas que nem antigamente
Roberto | responsável
Expedição Investigativa
Pesquisa em fábulas;
Questionário para as famílias.
Para investigar como deveria estar explorando os valores essenciais a convivência humana foi proposto a leitura deleite de fábulas e textos referentes ao assunto diariamente, exploração do parque e do pátio da escola com passeios/brincadeiras semanais livres e seguindo regras.
Objetivos
Vivenciar ações individuais e coletivas usando como princípios valores morais e sociais na construção da própria autonomia e identidade.
Comunidade de Aprendizagem
Gestão escolar;
Bibliotecária da escola.
Articulação com o currículo
Desenvolver imagem positiva de si e dos colegas, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e relações interpessoais.
Desenvolver noções de quantidade, agrupamento e de medida.
Estimular o gosto pela leitura, bem como de práticas orais, reproduzindo-as de forma consciente.
Desenvolver imagem positiva de si.
Valorizar através do lúdico, diferentes tipos de artes, percebendo-se envolto pela arte e o colorido do mundo a sua volta.
Explorar o ambiente relacionando-se com pessoas; Estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Ouvir, perceber e discriminar diversos sons de diferentes fontes sonoras;
Brincar, produzir e reinventar canções.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A princípio dialogamos sobre as atividades que iríamos fazer durante o projeto. Com questionamentos de como iriam se comportar quando saíssem da sala de aula em atividades extraclasse. E ao retornarmos fazíamos avaliação oral da mesma identificando os pontos positivos e negativos. Aos poucos já mencionavam o que poderiam fazer e o que não deveriam. Para complementar sugerimos que os pais respondessem a algumas perguntas a respeito do tema.