Bergamotas
“ Valeu a pena ter estudado sobre a bergamota e conhecer sobre essas coisas que não sabíamos. Agora sabemos que podemos comer a semente da bergamota, pois não precisamos mais ter medo que, se engolirmos vai nascer um pé de bergamota em nossa barriga!
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
A turma realizou sua expedição na horta do Instituto Federal de Ibirubá, onde tiveram a oportunidade de conhecer o espaço e interagir com os alunos do curso de agronomia, na ocasião organizamos grupos entre os alunos que registraram através de fotos, entrevistas e observações muitos aspectos.
Objetivos
O projeto tem por objetivo sanar as dúvidas e interesses das turmas do 1° e 2° ano sobre a fruta bergamota, bem como propiciar novos conhecimentos referentes à alimentação saudável, vitaminas, saúde, natureza.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista Isamara – roda de conversa sobre os nutrientes da bergamota;
IFF- Instituto Federal – expedição e oficina de plantio;
Professor Eduardo Montezano - auxílio nas respostas sobre o índice formativo e plantio da bergamoteira.
Articulação com o currículo
Contação de história, música para retomada do debate sobre as curiosidades da fruta.
Conhecimento das diversas formas em que a bergamota é chamada pelo Brasil.
Explorar os sentidos com um tipo de bergamota, conhecendo as partes que compõem a fruta e sistematizar a experiência na confecção de um cartaz.
Provar o suco natural, podendo sentir exatamente como fica o sabor sem adição de açúcar.
Roda de conversa com a nutricionista sobre os nutrientes da bergamota relacionando com a saúde e o corpo humano.
Painel interativo sobre os nutrientes da bergamota: saúde; alimentação saudável
Texturas; formas; cores; pinturas;
Vídeo: a importância do equilíbrio da alimentação e de cada tipo= carboidrato; frutas; proteína; gordura.
Pesquisa com a família de receita utilizando bergamota – socialização das receitas, escolha de uma receita e produção na escola;
Plantio de bergamoteira no pátio da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da expedição, tinha certeza que o nosso projeto seria para trabalhar o urucum, uma vez que todos ficaram curiosos e fascinados com ele. Mas para minha surpresa, optaram por bergamotas. Uma fruta tão conhecida, porém queriam aprender mais.
Os alunos do primeiro ano registraram em forma de desenho o que consideraram mais significativo, já os alunos do segundo ano organizaram um texto. Diante dos registros e do debate, os alunos decidiram investigar mais sobre as bergamotas.