Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Olímpiadas Rio 2016 O projeto Olimpíadas foi importante porque aprendemos coisas que nem sabíamos que existiam e criamos jogos muito legais.
Lavínia Nejem Soares | aluno(a)
Expedição Investigativa

Considerando a dificuldade em encontrar no município um local onde pudéssemos explorar vertentes relacionadas ao tema central do projeto, fizemos a expedição dentro do espaço da sala de aula, apresentando aos alunos do 3º anos “E” e “F” vídeos informativos sobre: A origem dos Jogos Olímpicos; O objetivo principal das Olimpíadas; A abertura das Olimpíadas Rio 2016; As modalidades disputadas na edição de 2016.

Objetivos

Levar os alunos a ampliarem o conhecimento sobre as Olimpíadas e apresentar as modalidades disputadas nesta edição.

Comunidade de Aprendizagem

Neste projeto tivemos o apoio do professor de Karatê Adevaldo Viana, que veio apresentar aos alunos um pouco sobre a modalidade do Karatê, pois a mesma será modalidade olímpica na próxima Olimpíadas.

Articulação com o currículo

Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos em situações nas quais se reconheça sua necessidade;
Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos sem uso obrigatório de nomenclatura;
Conhecer as bandeiras dos Comitês Olímpicos;
Inserir os alunos no universo da cultura corporal;
Conhecer os esportes olímpicos;
Vivenciar Jogos e brincadeiras que trabalhem as noções das modalidades esportivas;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi a partir da assembleia que percebemos o interesse dos alunos em aprofundar o conhecimento sobre as modalidades olímpicas presentes na edição deste ano (Rio 2016). O estudo sobre as Paralimpíadas e suas modalidades também surgiu nesta etapa do projeto, pois partiu dos alunos em um determinado momento da assembleia a curiosidade em saber mais sobre as Paralimpíadas e os atletas paralímpicos, sendo que a priori esta temática não estava em planejamento no Projeto.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Germano Lazaretti

Diretor
Odirlei Pereira da Silva

Turma
3º Ano “E e F”

Número de alunos
40

Educadores
Fernanda B. F. Soares, Leidiana C. V. Evangelista e Marlei Junges

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Pudemos observar que durante o projeto com a vivência de algumas modalidades esportivas, os alunos tentavam dar o melhor de si, tentavam se superar. Foi estimulado o gosto pelos esportes, pelas atividades físicas e conhecer esportes que não são do cotidiano dos alunos, ampliaram a bagagem deles e, quem sabe não despertamos o talento de futuros atletas!
Fernanda B. F. Soares, Leidiana C. V. Evangelista e Marlei Junges | Professor(a)