Olímpiadas Rio 2016
“ O projeto Olimpíadas foi importante porque aprendemos coisas que nem sabíamos que existiam e criamos jogos muito legais.
Lavínia Nejem Soares | aluno(a)
Expedição Investigativa
Considerando a dificuldade em encontrar no município um local onde pudéssemos explorar vertentes relacionadas ao tema central do projeto, fizemos a expedição dentro do espaço da sala de aula, apresentando aos alunos do 3º anos “E” e “F” vídeos informativos sobre: A origem dos Jogos Olímpicos; O objetivo principal das Olimpíadas; A abertura das Olimpíadas Rio 2016; As modalidades disputadas na edição de 2016.
Objetivos
Levar os alunos a ampliarem o conhecimento sobre as Olimpíadas e apresentar as modalidades disputadas nesta edição.
Comunidade de Aprendizagem
Neste projeto tivemos o apoio do professor de Karatê Adevaldo Viana, que veio apresentar aos alunos um pouco sobre a modalidade do Karatê, pois a mesma será modalidade olímpica na próxima Olimpíadas.
Articulação com o currículo
Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos em situações nas quais se reconheça sua necessidade;
Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos sem uso obrigatório de nomenclatura;
Conhecer as bandeiras dos Comitês Olímpicos;
Inserir os alunos no universo da cultura corporal;
Conhecer os esportes olímpicos;
Vivenciar Jogos e brincadeiras que trabalhem as noções das modalidades esportivas;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi a partir da assembleia que percebemos o interesse dos alunos em aprofundar o conhecimento sobre as modalidades olímpicas presentes na edição deste ano (Rio 2016). O estudo sobre as Paralimpíadas e suas modalidades também surgiu nesta etapa do projeto, pois partiu dos alunos em um determinado momento da assembleia a curiosidade em saber mais sobre as Paralimpíadas e os atletas paralímpicos, sendo que a priori esta temática não estava em planejamento no Projeto.