Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cultura Afro: Aprendendo, vivenciando e construindo conhecimento.
Expedição Investigativa

O que é cultura Afro? Como podemos saber mais sobre? Através dos livros de literatura Infantil? Partimos para a pesquisa de livros nas salas de aula, biblioteca da escola, nas casas dos alunos que segundo a visão deles abordaria o tema. Após a coleta os alunos ficaram uma semana com os livros, apropriando-se das histórias e constituindo seus repertórios para posteriormente compartilhar com os colegas, assim formando nosso percurso de pesquisa.

Objetivos

O objetivo desse projeto é vivenciar aprendizagens significativas sobre a cultura Afro.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Pais, Professora de História da escola e professora de Educação Física.

Articulação com o currículo

Através da contação das histórias de literatura infantil que os alunos coletaram na escola durante a expedição investigativa eles conseguiram passar pela história, religião, Arte, Ciências, Matemática, Produção textual e Ed. Física, em um clima de efetiva construção da aprendizagem.
O projeto proporcionou um trabalho interdisciplinar especialmente entre os professores da turma - Pedagogo, fazendo a mediação direta do processo e trazendo outros provocadores sobre o tema para as rodas de conversa, da professora de história,que realizou roda de conversa com a turma sobre o tema e a professora de educação física que trabalhou jogos, brincadeiras, danças - rodas africanas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Rodas de conversa sobre o tema e registro sistemático do percurso do projeto no diário de bordo.

Ficha Técnica
Escola
Carlos Boettcher Filho

Turma
3 ano

Número de alunos
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sinimbu

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SINIMBU

Assessoria Pedagógica
RJD Assessoria e Consultoria
Como é bom estar constituindo o percurso de aprendizagem em conjunto com os alunos... a curiosidade deles pelo tema foi de muito significado em um movimento rico de aprendizagem.
O projeto foi um encontro de interesses, dos professores-Currículo e dos alunos.
Rodrigo Corrêa Rodrigues | Professor(a)