Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Fazendo arte com as mãos Achei bonita a árvores com as mãos, porque ela é importante para os surdos. Pois as mãos falam e ouvem. A floreira do sapo é legal porque reutilizamos ou pneus e ajudamos a conservar e cuidar da natureza.
Jocelia F. Matos | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no pátio da escola onde os alunos observaram a necessidade de um mural identificando a escola e mais espaços agradáveis como jardins. Assim, reutilizando materiais recicláveis, promover um espaço mais atrativo a todos.

Objetivos

Conscientizar e reutilizar pneus velhos contribuindo para uma sociedade mais sustentável.

Comunidade de Aprendizagem

Visita a ACOMAR - Associação de Coletores de Recicláveis de Quitandinha.
Visita ao Parque Ambiental para receber doação das mudas para colocação no jardim.
Contribuição das borracharias da cidade com doação dos pneus para organização de um jardim sustentável na escola.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: leitura e interpretação de texto, informativo sobre lixo em libras.
Ciências: tipos de lixos, tempo de decomposição e coleta seletiva.
Matemática: gráficos, tabelas, números e quantidades, estimativas de cálculos.
Arte: pintura com as mãos na parede.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Antonio

Diretor
Maria Vandeli Hopata Lucini

Turma
CAES - Centro de Atendimento Especializado aos Surdos

Número de alunos
4

Educadores
Janete Quilei Piontkievicz e Luciane de Lima Ribas

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Comunidade escolar, ACOMAR - Associação de Coletores de Recicláveis de Quitandinha, Parque Ambiental, borracharias da cidade, Sicredi e Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Carmem Machado
Pode se observar que os alunos realizaram a floreira de sapo e o mural com grande entusiasmo, de forma participativa e cooperativa, onde todos os envolvidos no projeto contribuíram e deixaram sua marca registrada.
Luciane de Lima Ribas | Professor(a)