Classificação: Educação matemática
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A matemática no dia a dia
Expedição Investigativa

Visita ao Supermercado. Escolhemos alguns produtos para fazermos anotações dos preços e ao chegar na sala de aula fizemos um breve diálogo sobre os comparativos de valores das mercadorias há alguns anos atrás e atualmente. A partir daí desenvolvemos um painel com esse comparativo e também várias atividades envolvendo as quatro operações comuns no dia a dia.

Objetivos

Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos que se encontram com dificuldades de assimilar as quatro operações criando possibilidades para a compreensão com diferentes estratégias relacionadas com o cotidiano.

Comunidade de Aprendizagem

Supermercado Nova Aurora.

Articulação com o currículo

Compreender e resolver as operações propostas;
Estimular a autoestima dos alunos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos puderam relatar que observaram o quanto os preços dos produtos estão mais caros do que alguns meses atrás e que alguns alimentos eles tinham vontade de consumir, mas o alto preço fazia com que não pudessem comprar. A partir daí foi dado o ponta pé para iniciarmos os nossos trabalhos envolvendo a matemática, então escolhemos alguns dos produtos que observamos para calcularmos os preços na compra de um ou mais produtos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF 15 de Outubro

Diretor
Silvana Canaúba dos Santos

Turma
Articulação

Número de alunos
10

Educadores
Thiara da Silva Nunes

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação;

O projeto foi de muita importância e atingiu os objetivos propostos pois desempenhou um papel facilitador no processo ensino aprendizagem de matemática através das práticas no cotidiano do aluno. Sendo assim, as experiências práticas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e propiciou a participação em experiências concretas.
Thiara da Silva Nunes | Professor(a)