Meu amigo pônei
“ Aprendemos muitas coisas, foi muito legal aprender e andar de pônei.
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos o passeio curioso nas proximidades da escola, saíram com seus instrumentos de investigação, lupas, binóculos, blocos de anotação, máquina fotográfica, como verdadeiros exploradores. Durante a expedição foi possível fazer muitas observações, de pessoas, plantas, animais, casas, entre outros, de tudo o que vimos e exploramos o que mais chamou atenção foi o pônei, deste modo voltamos para a escola e decidimos pesquisar sobre este tema.
Objetivos
Conhecer as principais características dos pôneis a partir das curiosidades.
Comunidade de Aprendizagem
Cidão Zanchi – entrevista e contato com o pônei em investigação;
Veterinário – roda de conversa sobre os pôneis;
Articulação com o currículo
Painel interativo (imagem e pequenas frases) – sobre a classificação dos animais (seres vivos; doméstico e selvagem; vertebrados e invertebrados; vertebrados);
Confeccionar um pônei na sala de aula a partir das principais descobertas realizadas no projeto (habitat – paisagem e natureza);
Pesquisa na internet sobre as curiosidades referentes ao pônei – organização de frases sobre as descobertas;
Visita orientada para conhecer a rotina sobre os cuidados do pônei (entrevista) – explorar os sentidos no contato com o pônei;
Roda de conversa com Veterinário sobre curiosidades do pônei (cuidados de higiene e saúde, corpo, doma, proteção aos animais, etc.), desenho e pequeno texto sobre as descobertas com o veterinário – estabelecer relações entre os cuidado com o pônei e nós;
Histórias coletiva;
As diferenças e semelhantes entre pôneis e cavalos;
Paródias sobre pônei.