Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Educação não tem cor
Expedição Investigativa

A expedição investigativa do projeto “ Educação Não Tem Cor” foi realizada pelos alunos do 7º C através da aplicação de um questionário para alunos e profissionais da educação no decorrer do mês de outubro e que apresentava as seguintes questões: Você foi alvo de preconceito? Se sim qual? Como você se sentiu? Você presenciou alguma vez preconceito contra colegas de classe? Se um aluno novo chegasse à escola quais características você gostaria que ele tivesse?

Objetivos

Promover uma educação ética que desenvolva a consciência de que a valorização do ser humano precisa ultrapassar as fronteiras da violência, do preconceito, racismo e a descriminação.

Comunidade de Aprendizagem

Equipe gestora.

Articulação com o currículo

Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira presente na cultura brasileira;
Conscientizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira;
Descobrir a importância dos povos africanos na formação de nossa língua na culinária e na arte afro-brasileira;
Conscientizar o aluno da existência das práticas cotidianas de racismo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizamos uma roda de conversa na qual debatemos sobre as perguntas que constavam no questionário e percebemos que as questões do preconceito e a discriminação são questões que estão arraigadas na historicidade do povo brasileiro, os alunos reconheceram que cometem discriminação e preconceitos velados e deixaram claro que agora eles sabem que as “brincadeiras”, que pareciam normais precisam ser repensadas, ficou evidente que a reflexão vai começar a fazer parte de suas ações.

Ficha Técnica
Escola
EMEF 15 de Outubro

Diretor
Silvana Canaúba dos Santos

Turma
7ºC

Número de alunos
25

Educadores
Ana Rita Pereira de Arruda e Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Durante a realização do projeto vários estudos e debates foram promovidos e oportunizados e você vê os alunos entendendo a história do Brasil e toda a dinâmica da formação da sociedade é muito gratificante. Sabemos que o crescimento intelectual é lento e deve ser constante, porque o combate as práticas preconceituosas e discriminatórias não é trabalho para um dia, um mês ou um ano, mas para todas as etapas do ensino.
Ana Rita Pereira de Arruda e Silva | Professor(a)