Semeando Talentos
Expedição Investigativa
Entrevista a uma pioneira de Campos de Júlio;
Relatos de moradores antigos do município. Diante da expedição investigativa, entenderam a importância da comunicação escrita, assim investigaram e escreveram sobre o lugar onde vivem, sendo esse o tema central, pois vislumbraram esse lugar com um olhar diferente, de poeta, de alguém que valoriza e conserva o que tem, o ato de pensar se concretizou no ato de escrever.
Objetivos
Desenvolver a competência comunicativa através de produção de textos fazendo o uso do conhecimento e da estrutura da língua, integrando o aluno ao mundo letrado e resgatando sua autoestima e assim produzir textos em diferentes gêneros discursivos, prevendo o aprimoramento da escrita, em vários níveis de complexidade.
Comunidade de Aprendizagem
Sujeito Social ( interlocutora) Neuza Gouveia: contou as memórias do lugar onde os estudantes vivem.
Moradores pioneiros que relataram suas histórias no início do município até os dias de hoje.
Articulação com o currículo
Desenvolver a escrita e a leitura;
Suscitar no aluno o apreço pela leitura estimulando sua produção textual.
Contextualizar o gênero a ser estudado.
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade.
Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos.
Reconhecer o poema em suas diversas formas.
Escrever o primeiro poema para avaliar o conhecimento e a criatividade do aluno.
Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
Descobrir a importância de ouvir e dizer poemas.
Reconhecer e produzir rimas em poemas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois da expedição investigativa os estudantes ficaram entusiasmados, pois a forma como foram inseridos no universo da escrita foi diferente, algo que nunca haviam feito, não sentiram pressão e tudo foi feito em forma de oficinas para ser mais prazeroso e encantador, entenderam que durante a entrevista desenvolveram dois gêneros textuais muito usuais na sociedade (a própria entrevista e pesquisa), escreveram e melhoraram os textos base para veicular no livro artesanal da própria escola.