Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Semeando Talentos
Expedição Investigativa

Entrevista a uma pioneira de Campos de Júlio;
Relatos de moradores antigos do município. Diante da expedição investigativa, entenderam a importância da comunicação escrita, assim investigaram e escreveram sobre o lugar onde vivem, sendo esse o tema central, pois vislumbraram esse lugar com um olhar diferente, de poeta, de alguém que valoriza e conserva o que tem, o ato de pensar se concretizou no ato de escrever.

Objetivos

Desenvolver a competência comunicativa através de produção de textos fazendo o uso do conhecimento e da estrutura da língua, integrando o aluno ao mundo letrado e resgatando sua autoestima e assim produzir textos em diferentes gêneros discursivos, prevendo o aprimoramento da escrita, em vários níveis de complexidade.

Comunidade de Aprendizagem

Sujeito Social ( interlocutora) Neuza Gouveia: contou as memórias do lugar onde os estudantes vivem.
Moradores pioneiros que relataram suas histórias no início do município até os dias de hoje.

Articulação com o currículo

Desenvolver a escrita e a leitura;
Suscitar no aluno o apreço pela leitura estimulando sua produção textual.
Contextualizar o gênero a ser estudado.
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade.
Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos.
Reconhecer o poema em suas diversas formas.
Escrever o primeiro poema para avaliar o conhecimento e a criatividade do aluno.
Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
Descobrir a importância de ouvir e dizer poemas.
Reconhecer e produzir rimas em poemas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Depois da expedição investigativa os estudantes ficaram entusiasmados, pois a forma como foram inseridos no universo da escrita foi diferente, algo que nunca haviam feito, não sentiram pressão e tudo foi feito em forma de oficinas para ser mais prazeroso e encantador, entenderam que durante a entrevista desenvolveram dois gêneros textuais muito usuais na sociedade (a própria entrevista e pesquisa), escreveram e melhoraram os textos base para veicular no livro artesanal da própria escola.

Ficha Técnica
Escola
EMEF 15 de Outubro.

Diretor
Silvana Carnaúba dos Santos

Turma
5º ao 8º anos

Número de alunos
290

Educadores
José Augusto Soares Abreu, Mário Marcio Ribeiro, Márcia Cristina F. Zonato, Maria Suely Alves da Silva Lagoa.

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Campos de Júlio

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Produzir sentidos é o resultado de uma má ou boa leitura, tudo marca e se transforma e trabalhar com as práticas de produção textual, abre caminho para a liberdade, entendimento e reflexão sobre o mundo real e imaginário e aquilo que se faz cotidianamente na prática, não se esquece. Devemos transformar conceitos em situações vividas e isso, só se alcança com o conhecimento herdado pela humanidade e na escola.
José Augusto Soares Abreu, Mário Marcio Ribeiro, Márcia Cristina F. Zonato, Maria Suely Alves da Silva Lagoa. | Professor(a)