MATEMATICANDO: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no laboratório de informática onde pesquisaram sobre construção de jogos e construção de polígonos e poliedros e na caixa Matemática do PNAIC que foi levada para a sala de aula para que os alunos tivessem conhecimento do material e fizessem outros jogos. Os alunos demonstraram entusiasmo e interesse pelo aprendizado com jogos pois sentiram que através do manuseio de materiais concretos se aprende melhor.
Objetivos
Desenvolver o interesse pela disciplina de Matemática através dos jogos lúdicos, identificando suas dificuldades, analisando possibilidades de soluções e fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino aprendizagem da disciplina.
Comunidade de Aprendizagem
Diretora - Silvana Carnaúba dos Santos
Coordenadora Pedagógica - Vania Lúcia Picciuto.
Orientadora de Estudos do PNAIC de Campos de Júlio e Coordenadora local do Programa - Francismére R. D. Grandis
Articulação com o currículo
Propiciar ao aluno o seu desenvolvimento em conhecimentos matemáticos através da utilização de materiais manipuláveis;
Despertar o raciocínio lógico através de jogos;
Aprender cálculos matemáticos através de jogos lúdicos;
Estimular o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades de raciocínio.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a pesquisa no laboratório com os estudantes realizaram uma roda de conversa e expuseram suas experiências com as ferramentas de trabalho e na ocasião mencionaram que foi inovador, transformador e significativo, uma vez que tiveram contato direto com o concreto. E aquilo que se faz na prática não se esquece e exclui parcialmente o abstrato.