Vida em comunidade
Expedição Investigativa
Diante do questionamento de alguns alunos, resolvi assistir com eles o filme Bee Movie, que mostra como funciona a vida das abelhas na colméia, a importância de se cooperar, do trabalho em equipe, da organização. Para enriquecer nossa aula buscamos no apiário mais próximo da cidade, uma espécie de placa que se encaixa na colméia e onde as abelhas depositam o mel e cobrem com todo cuidado com cera, observar quais flores preferidas pelas abelhas, presentes em nossa região.
Objetivos
Perceber a importância da organização e do trabalho em equipe para alcançar um objetivo que é comum a todos, e assim melhorar a vida em sociedade
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade e comerciante ao entorno da escola.
Articulação com o currículo
ARTES - • Estimular a cooperação através de história
HISTORIA - • Entender o trabalho cooperativo entre as abelhas e identificar as profissões envolvidas no apiário
CIENCIAS - • Observar o habitat natural das abelhas, ciclo evolutivo, classes principais das abelhas e suas funções, como ocorre a polinização
MATEMATICA - • Estudar, observar e relacionar a forma geométrica do favo de mel. Situação problema referente a comercialização dos produtos produzidos pelas abelhas
LINGUAGUEM - • Estimular a leitura, interpretar, significado e significante produção, uso do dicionário
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o filme, abrimos uma roda de conversa e discutimos sobre como as abelhas se organizam, se ajudam para produzir o mel. Fizemos um comparativo com a realidade de nossa sala de aula e elencamos quais as primeiras atitudes a serem tomadas para que ocorram mudanças efetivas em nosso dia-a-dia. Fizemos um cartaz coletivo e fixamos na parede. Todos puderam expor suas idéias e opiniões. Decidimos então começar a colocar em pratica.