Tudo tem nome e eu também
Expedição Investigativa
Diante do conflito de vários nomes de um mesmo objeto na sala de aula (devido ter crianças de outros estados). Resolvemos trabalhar com eles os diferentes nomes de objetos, animais, alimentos e seus nomes próprios, para isso solicitamos aos pequenos que perguntassem aos papais o que os levaram a escolher os nomes que deram para seus filhos. Partindo dai o inicio do nascimento do projeto.
Objetivos
Levar as crianças a compreenderem as diferenças culturais que existem em nossa sala de aula e/ou município. Em especial a diversidade de nomes, respeitando as diferenças culturais com naturalidade
Comunidade de Aprendizagem
Costumamos envolver sempre a familia na busca da autonomia das crianças.
A contribuição da família houve no momento que solicitamos que contasse a história dos nomes de seu filho (a), a leitura de contos infantis, como também de figuras que foram enviadas com o objetivo de seus filhos reconhecerem pelos nomes da cultura de casa.
Articulação com o currículo
Linguagem e Identidade e Autonomia
Identificação de nomes próprios;
Identificação de nomes de animais, objetos e alimentos;
Linguagem oral;
Atenção auditiva;
Cooperação;
Respeito de regras e espaços alheios;
Memorização;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Eles são bem miudinhos. Então tento sempre fazer com que os saberes cheguem de maneira muito concreta e divertida.
Fiz da seguinte maneira: No momento da rodinha de conversa contei para os alunos a historia do meu nome, disse a origem, significado (...), disse também que as pessoas dão nome as pessoas e objetos conforme o que elas conhecem. Logo após os questionei sobre seus nomes, quem tinham escolhido etc. Indaguei para que eles falassem sobre o nome deles.