Etiqueta, Olha Eu
Expedição Investigativa
Diante da reclamação das crianças quando durante as refeições o colega pega com a mão a comida, come com a boca aberta, lambe o prato, come com a boca no prato. Mesmo com a cobrança da professora não estava tendo resultado imediato. Pedi que as crianças observassem aqueles que para eles estava fazendo corretamente e indaguei-os se era possível fazer semelhante ou ainda melhor o que será analisado e respondido em assembleia de grupo.
Objetivos
Desenvolver hábitos de etiqueta de forma cooperativa para cidadania da criança, respeitando culturas e costumes.
Comunidade de Aprendizagem
Muitos foram os parceiros.Cito alguns:
*Gestão com a aquisição de talheres/pratos e outros materiais utilizados.
*Monitora, auxiliou em todas as atividades propostas.
*Família, cooperou e participou estimulando e fazendo o mesmo em casa.
Articulação com o currículo
Valores - Dialogo e respeito as culturas; Dando exemplo de como: -Comer sopa com colher. -Como comer com faca e garfo. -Como pegar comida em quantidade adequada. -Como sentar-se a mesa. -Alimentar corretamente.
-Como mastigar. -Não fofocar a vida do outro.
Matemática - Contar; -Construir tabela
Arte - releitura artisitca das ações cotidianas a mesa
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de um publico ainda muito pequeno, muitas das atividades são instigadas por nós profissionais da educação. Então funciou assim:
Em rodinha de conversa instiguei-os sobre o observado durante as refeições do dia. Eles começaram a elencar como era comer de forma adequada e como sentar-se a mesa de forma adequada. Indaguei-os se era possível fazermos o mesmo e aceitar as orientações da professora e das pesquisas que faríamos através de vídeos.