Olimpíadas no Brasil
“ Com o Projeto Olimpíadas Rio 2016– Programa A União Faz a Vida, realizado em todas as disciplinas, estudamos as modalidades e os nomes dos atletas que ganharam medalhas, em destaque os brasileiros, as tabelas de pontuação, o quadro de medalhas. Também mostramos a participação dos negros na história das Olimpíadas, o significado dos mascotes, lemas... Foi muito bem ter participado deste projeto.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
.1-Recorte do Currículo:
Modalidades esportivas e história das Olimpíadas
1.2- Território definido:
Internet
1.3- Pergunta Exploratória:
Na modalidade de Futebol qual a chave que o Brasil está incluído? Quais são seus adversários?
Objetivos
Perceber as diferentes modalidades esportivas praticadas no país e no mundo através das Olimpíadas, conhecendo-as e praticando-as de forma desportiva e lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
- Alunos dos anos finais
- Profissionais da Educação Física vinculados ao Departamento de Esporte
Articulação com o currículo
Educação Física: Diferentes modalidades participantes das olimpíadas–levantamento no site oficial das olimpíadas; apresentação das modalidades; Pesquisa sobre regras do futebol e de outras modalidades; Organização e realização das práticas esportivas de modalidades selecionadas pelos alunos;Língua Portuguesa: Trabalhar com reportagens e curiosidades sobre os esportes, narração dos demais esportes durante o evento. Produção textual sobre as regras das modalidades selecionadas pelos alunos; Matemática: custos das olimpíadas; Utilização de reportagens e análise de custos. Como será a pontuação dos jogos de futebol? História - Geografia:História das Olimpíadas em forma de linha do tempo; Levantamento dos países que estão participando das olimpíadas em 2016; Filosofia:Competição: ganhar ou perder (análise e texto e experiência de alunos que participaram em competições) Artes: Representação em desenho dos símbolos das Olimpíadas do Rio