Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Como fazíamos sem energia elétrica? O nosso projeto me fez evoluir muito em sabedoria e conhecimento, pois fomos a lugares que são interessantes e curiosos que todos deveriam ir, conhecemos várias coisas que nossos antepassados usavam e como faziam sem energia elétrica e hoje temos que agradecer por tudo que temos, pois o quanto custava para eles viver. Então agradeço ao Banco Sicredi por nos proporcionar essas oportunidades que me fizeram ervoluir muito em conhecimento
Igor Valente | aluno(a)
Expedição Investigativa

1.1-Recorte do Currículo:Fontes históricas materiais
1.2- Território definido: Antiguidades da Familia Crestani e usina hidrelétrica
1.3- Pergunta Exploratória:“Como fazíamos sem...?”

Objetivos

Entender que as famílias têm uma história e que essa pode ser reconstruída por meio de documentos, relatos, objetos, entre outros.

Comunidade de Aprendizagem

 Famílias, na participação dos familiares nas falas de como eram as coisas antigamente;
 Familiares que administram as Antiguidades da FamíliaCrestani, contando como funcionavam as coisas, costumes e objetos antigos e a experiência de vida do sr
 Visita aoMini Mundo para observar as diferentes formas de energia representadas em miniatura;
 Visita àusina hidrelétricapara observação da produção de energia elétrica (Victor Graeff)

Articulação com o currículo

História: A história, as fontes históricas e tempo histórico Português: relatório das visitas na família Crestani e Usina Coprel; entrevista a partir de questionário sobre a memória das famílias; Ciências: O que gera a energia elétrica Matemática: Custo de vida ontem e hoje e sistematização dos dados da entrevista com os familiares; Geografia: A transformação do espaço geográfico com a vinda da tecnologia; fontes de energia - combustíveis fosseis, carvão mineral, petróleo, gás natural, hidrelétrica, termelétrica, termonuclear- Fontes sustentáveis; Artes: maquete dos tipos de energia Filosofia: Vantagens e desvantagens da tecnologia; Ensino religioso: Os valores universais ontem x hoje;Educação Física: relação da prática esportiva com e sem energia elétrica


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva

Diretor
Carlos Cezar Cassel

Turma
6º ano

Número de alunos
24

Educadores
6

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O projeto foi muito interessante, pois pude perceber o encantamento das crianças ao descobrir coisas que elesnem se quer imaginavam que existiam e de como a vida de nosso antepassadosfoi de muito trabalho, sofrimento e persistência. Interessante perceber o quanto que a maioria dos alunos começou a valorizar a vida dos seus avós e tudo o que eles fizeram para que , hoje, pudéssemos ter as mordomias que temos, como por exemplo as facilidades que a energia elétrica.
Rosana Pecinin | Professor(a)